Vidroplano
Vidroplano


Tire suas dúvidas sobre pisos de vidro!

17/10/2019 - 10h45

Os vidros invadiram as residências muito além de portas e janelas, passando a ocupar escadas, teto, parede e até mesmo o chão. E graças à atual tecnologia da indústria vidreira, que permite essas inovadoras aplicações, não é só a beleza estética que está garantida, mas a segurança também. Com pisos de vidro não é diferente. No entanto, deve haver sempre a especificação e instalação corretas. Confira!

Tendência minimalista

Pisos de vidro são elementos extremamente contemporâneos. Seus benefícios estéticos estão alinhados à tendência arquitetônica clean e minimalista, voltada para integração entre ambientes e melhor aproveitamento de luz.

Qual documento pesquisar?

A NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil, a principal norma de nosso setor, estabelece alguns requisitos para essa aplicação.

Qual vidro usar?

Conforme a NBR 7199, deve ser usado o vidro laminado, formado por pelo menos duas placas de vidro. Com isso, em caso de quebra, os fragmentos ficam presos na camada intermediária, reduzindo o risco de lesões e impedindo que se criem aberturas nas peças de vidro provocadas pela ruptura. O temperado também pode ser usado na composição do laminado quando for necessária resistência maior e também como peça de sacrifício acima da composição de vidro laminado (vidro extra).

Atenção às cargas

Para determinar a espessura, é necessário levar em consideração todo o sistema (vidro, apoios e calços, tipo de interlayer) e não apenas nosso material. Fique atento:

– Um local destinado à passagem de pessoas é diferente de outro voltado à exposição de objetos pesados, como automóveis e mobiliários, ou com cargas concentradas. Eventualidades, como a queda de um objeto pesado ou a pressão do vento, caso a instalação seja em uma passarela externa, também devem ser levadas em conta. Por isso, é preciso verificar qual será a carga que o piso deve sustentar, o que refletirá diretamente na espessura do vidro.

– Em alguns casos, são aplicados vidros impressos ou películas antiderrapantes para que o piso não fique escorregadio. A serigrafia pode ser usada para preservar a privacidade de andares superiores, por exemplo.

– A deflexão do piso também é um parâmetro a ser levado em consideração. O balanço e a curvatura causados por um projeto incompleto podem gerar problemas à estrutura e desconforto aos usuários.

Importante: no caso de ruptura de uma das lâminas de vidro, a estrutura remanescente deve suportar a carga pelo tempo necessário para que a área seja evacuada e isolada até a substituição da composição.

Como pode ser feita a instalação?

Assim como na especificação, não existe receita pronta para se instalar esses itens. Um projeto pode demandar o simples uso do material como revestimento ou como fechamento, das seguintes formas:

– Apoiado pelas bordas, com a ajuda de bases metálicas e calços de borracha. Dessa maneira, o material não encosta em superfícies duras propensas a provocar quebra. Os apoios não podem ser de materiais hidroscópicos (que liberam umidade) ou que apodreçam e a borda de apoio deve ser de pelo menos uma vez e meia a espessura total do piso para sua sustentação;

– Engastado (preso por apenas um lado por encaixe ou furos — mais comum em escadas)

– Parafusado ou com fixações pontuais, em dois ou mais lados da peça.

Dicas para manutenção

A manutenção de pisos envidraçados é semelhante à de outras estruturas com o material: limpeza com água e sabão neutro, além de utilizar materiais que não risquem sua superfície. Vistorias anuais, para checar vedação e estrutura, também precisam ser realizadas.

Para se inspirar!

Gostou das nossas dicas? Confira algumas estruturas arquitetônicas que receberam o piso de vidro e ganharam mais sofisticação!

Belas-Artes do Brooklyn Museum

belas-artes-museum2Localizado em Nova York, Estados Unidos, o local passou por um extenso projeto de revitalização de 2007 a 2010. O novo piso, de laminados triplos, com cerca de 50 mm de espessura, foi colocado em cima do antigo, preservando-o. Na superfície, o vidro ganhou revestimento antiderrapante e películas antirraios ultravioleta.

Praça Tiradentes

praça-tiradentesEm 2008, uma grande reforma modernizou a Praça Tiradentes, em Curitiba. Um dos objetivos da obra era proteger trechos de uma calçada do início do século 20. Por isso, instalaram-se placas de laminados com 22 mm de espessura (1,2 x 1,5 m cada uma) acima desse achado histórico, criando uma vitrine para que o público pudesse vê-lo. Ao todo, foram utilizados cerca de 140 m² de vidro.

Tower Brigde

tower-brigdeA ponte localizada em cima do rio Tâmisa, em Londres (Grã-Bretanha), conta com uma passarela para pedestres. Dali é possível ver a capital inglesa a 42 m de altura graças ao piso envidraçado criado pela empresa Glassolutions. Para aguentar o peso dos mais de 600 mil visitantes anuais, instalaram-se laminados insulados formados por sete camadas de vidro fornecidos pela Saint-Gobain Glass. O conjunto tem espessura total de 84 mm.

ASB GlassFloor

asb-glassfloorA empresa alemã ASB Systembau desenvolveu um sistema de pisos para quadras esportivas chamado ASB GlassFloor. O produto consiste em placas de SGG Stapid, laminado de segurança da Saint-Gobain Glass, sustentadas por uma estrutura de pilares de alumínio. Nosso material ganhou tratamento para evitar reflexão da luz em sua superfície, além de tecnologia antiderrapante. Sua cor é determinada por uma película aplicada na parte de baixo das placas. Por isso, não desbota. As marcações da quadra, por sua vez, são feitas com iluminação de LED.

Tianmen Mountain National Park

chinaLocalizado na China, esse parque oferece um posto de observação em uma montanha situada a 1.430 m acima do solo. A estrutura é inteira de vidro, possuindo 60 m de extensão; seu piso, com placas de mais de 60 mm de espessura, garante a segurança dos visitantes.

Torre Eiffel

glass-floor-torre-eiffelUma reforma ao custo de € 30 milhões, realizada de 2012 ao fim do ano passado, mudou a cara da Torre Eiffel, em Paris, França. Agora, não só o ferro é a principal característica da obra, mas também o vidro. O material, aplicado no piso do 1º andar, permite ao visitante caminhar sobre a estrutura com a sensação de flutuar a 57 m do chão. Ao todo, utilizaram-se 150 m² de laminados (32 mm de espessura) com interlayer estrutural SentryGlas, da Kuraray.

Museu d’Orsay

Museu-d’Orsay

Ainda na capital francesa, esse museu tem uma curiosa instalação de pisos envidraçados: a estrutura permite que os visitantes vejam uma miniatura da cidade através do vidro.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters