Vidroplano
Vidroplano


Use as redes sociais a favor de sua empresa!

07/02/2018 - 18h55

A presença de uma empresa nas redes sociais já deixou de ser um diferencial para se tornar uma ação praticamente obrigatória: quem não participa de espaços como Facebook, Twitter ou Instagram reduz muito seu alcance com o público. Hoje, frequentemente, é nesses espaços que as pessoas buscam informações e referências de produtos e serviços, entram em contato direto com os vendedores e prestadores de serviço e fecham negócios.

Mas apenas participar desses espaços não adianta se você não souber aproveitá-los. A seguir, veja algumas dicas de como se posicionar na maior e mais influente dessas redes sociais, o Facebook.

- Pessoal x profissional!
redes3
Tudo começa já na hora de criar a página da sua empresa: o Facebook diferencia fanpages — ou seja, páginas corporativas — de perfis simples, usados para pessoas físicas. Quem registra seu negócio em um perfil simples já começa errado, pois passa uma imagem menos profissional para o público, limita seu alcance de seguidores (perfis permitem um número máximo muito menor que o de fanpages) e não permite customizar o endereço web com o nome de sua empresa.

- Sempre de olho!
Não deixe de checar sua fanpage todos os dias, para não ser pego de surpresa quando alguém enviar uma dúvida ou fizer alguma reclamação. Assim, você evita uma imagem negativa para sua empresa e pode transformar o que parece um problema em um estreitamento de relações com seus clientes, rendendo até novas oportunidades de negócios.

- Conteúdo na medida certa!
social media conceptUma fanpage que só faz publicações ou coloca fotos em períodos longos de tempo não vai motivar as pessoas a se interessar em acompanhá-la. Por outro lado, fazer dezenas de postagens todos os dias vai cansá-las e pode até levar o Facebook a rebaixar seu alcance. Por isso, planeje a frequência com que sua fanpage será alimentada — e, claro, alimente-a com informações e fotos relevantes de seus produtos e serviços!

- Espaço profissional exige postura profissional!
O objetivo de uma fanpage é dar visibilidade a seus produtos e serviços, além de permitir a comunicação rápida e direta entre você e seu público. Publicações sobre suas opiniões sobre política, religião e afins, fotos do final de semana e outros conteúdos sem ligação com sua empresa devem entrar apenas no seu perfil simples como pessoa, nunca na fanpage comercial. Ah, sim: responda sempre de forma educada, mesmo quando receber um comentário que considere injusto ou grosseiro!

- Gastar para ganhar!
O Facebook permite fazer anúncios pagos tanto de sua fanpage toda como de uma publicação específica. Isso permite aumentar o alcance que elas terão dentro da rede social e pode ser um recurso bastante útil para valorizar um lançamento da empresa ou uma obra importante da qual ela tenha participado.

- Expandindo horizontes!
Social media on laptop keyboard.Hoje, há cursos que ensinam como gerir uma fanpage para potencializar resultados e empresas especializadas para fazer esse tipo de trabalho para você. Pesquise todas as opções que esse mercado oferece e especialize-se: atualmente, todo conhecimento faz a diferença para se destacar da concorrência! Além disso, avalie se outras redes sociais podem contribuir para seu negócio, como o Instagram ou o Twitter, mas não desperdice energia caso sua clientela não esteja nessas plataformas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters