Vidroplano
Vidroplano

Retomada gradual

21/07/2020 - 11h45

domingos-jul2020Já são quatro meses de pandemia no Brasil. Nesse período, vivemos diversas fases, alternando da incerteza total – marcada pela suspensão de atividades em diversas empresas processadoras por todo o Brasil, recirculação de fornos nas usinas e fechamento de vidraçarias – ao momento que vivemos agora. Apesar dos sustos e dos impactos ainda visíveis na rotina e em nossas empresas, vemos a retomada gradual do consumo.

O tempo passado em casa parece ter despertado nas pessoas a vontade de fazer pequenos reparos e melhorias em suas residências, o que, associado à diminuição de despesas com lazer e viagens e à autorização para atividades de construção civil em todo o país, tem dado uma injeção de ânimo ao setor e garantido vendas, o que é um ótimo sinal.

Os fornos de float deixaram o modo de reciclagem e retomaram sua produção, ainda que alguns problemas pontuais de disponibilidade de algumas variedades do nosso material tenham sido registrados, bem como um prazo mais elástico para o embarque de cargas. A expectativa do mercado é que essas questões sejam normalizadas agora em julho. As processadoras vêm trabalhando com bom volume de pedidos e a demanda vai se estabilizando aos poucos.

Em meio a esses bons sinais, é fundamental que todos os elos de nossa cadeia produtiva cooperem para o bom funcionamento do mercado, cada um atuando em sua área de competência, mantendo assim condutas, transparência e eficiência de modo a garantir os melhores resultados para todo o setor.

Esperamos que os números e resultados observados em especial no mês de julho sigam nessa trajetória positiva, para que possamos atravessar esse período da melhor forma possível, dadas as circunstâncias especialmente complicadas. E que sigamos cuidando de nossas equipes e nossos negócios com todos os cuidados que o momento exige.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 571 (julho de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters