Vidroplano
Vidroplano

Saiba como as escadas de vidro são especificadas e instaladas

22/11/2022 - 15h47

Guarda-corpos de vidro em escadas já se tornaram aplicações bastante comuns nos dias atuais. Escadas feitas inteiramente de vidro, por outro lado, ainda não são vistas com a mesma frequência no dia a dia. Essas estruturas trazem sofisticação às obras e impressionam quem as vê de perto – mas há quem possa se sentir inseguro ao usá-las por desconhecer a segurança e a resistência que elas oferecem.

Pensando nisso, O Vidroplano conversou com empresas experientes nesse segmento para mostrar como são feitos o projeto, especificação e instalação de escadas envidraçadas, além de apresentar algumas obras bastante interessantes do ponto de vista estrutural e estético. Confira!

Visual único
Não é novidade que o aspecto visual trazido pelo nosso material chama a atenção, e isso não é exceção no caso das escadas. “O vidro é um material nobre, que torna o projeto arquitetônico mais fluido, trazendo um tom de leveza, integração, inovação e conforto. É um elemento atemporal, que confere uma assinatura única às obras”, considera o engenheiro Dener Barros, consultor-técnico da PKO do Brasil.

A opinião é compartilhada por Sérgio Moreira de Souza, gerente de Vendas da Unividros: “No caso das escadas de vidro, a estética é o fator que as torna mais atrativas, se considerarmos as escadas de outros materiais como metal, concreto ou madeira. Sua resistência, transparência e beleza são diferenciais que encantam arquitetos e decoradores já há algum tempo”, explica. “Atualmente, pela tecnologia aplicada ao processo de transformação do vidro, essa matéria-prima também ganha ainda mais espaço na produção dessas estruturas, que se encaixam e fazem sucesso nos mais variados ambientes.”

Modern glass stair outline walking man in Shanghai, China

Foto: qiujusong/stock.adobe.com

 

 

Transparência com resistência
Segundo os especialistas na área, não é preciso se preocupar com possíveis perigos de algum degrau quebrar enquanto alguém estiver em cima dele. “A segurança de uma escada de vidro é a mesma de uma escada feita de qualquer outro material, desde que seja projetada e executada com os corretos conceitos de engenharia e boas práticas de aplicação”, afirma o engenheiro Angelo Arruda, diretor da Vidrosistemas.

 

Elcio Santos, gerente técnico-comercial da Brazilglass, concorda: “O receio inicial de algumas pessoas com essas escadas ocorre devido à transparência do vidro. Mas quem as usa se acostuma rapidamente”, avalia.

Escada de vidro na nova sede da Cebrace, em Jacareí (SP): a estrutura foi projetada pelo Escritório BCMF Arquitetos, RCM Engenharia e Itamaracá Design, com ferragens e acessórios da Ita Glass – a Brazilglass foi responsável tanto pelo fornecimento dos vidros como pela instalação. Os degraus são multilaminados com espessura de 36 mm, feitos com peças extra clear temperadas, interlayer de alta performance, impressão digital antiderrapante nos degraus e acabamento de borda com lapidação polida totalmente paralela Foto: Fran Parente/Cebrace

Escada de vidro na nova sede da Cebrace, em Jacareí (SP): a estrutura foi projetada pelo Escritório BCMF Arquitetos, RCM Engenharia e Itamaracá Design, com ferragens e acessórios da Ita Glass – a Brazilglass foi responsável tanto pelo fornecimento dos vidros como pela instalação. Os degraus são multilaminados com espessura de 36 mm, feitos com peças extra clear temperadas, interlayer de alta performance, impressão digital antiderrapante nos degraus e acabamento de borda com lapidação polida totalmente paralela
Foto: Fran Parente/Cebrace

 

O novo sistema de fixação para vidros estruturais modelo SFPVE-50V10VV, da Itamaracá Design, foi utilizado no acoplamento dos degraus às longarinas da estrutura lateral, feita com laminados de temperados 10+10+10 mm Foto: Divulgação Itamaracá Design

O novo sistema de fixação para vidros estruturais modelo SFPVE-50V10VV, da Itamaracá Design, foi utilizado no acoplamento dos degraus às longarinas da estrutura lateral, feita com laminados de temperados 10+10+10 mm
Foto: Divulgação Itamaracá Design

 

Que vidro usar?
A norma ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações estabelece que se deve sempre usar vidros laminados de segurança em degraus e pisos. Isso porque, caso uma das lâminas que compõem o laminado se quebre, os fragmentos ficam presos ao interlayer, o desprendimento do degrau e garantindo a integridade do vão até a manutenção corretiva.

Essa é a determinação mínima para esse tipo de aplicação, mas isso não significa que qualquer composição de laminado é suficiente para proporcionar a segurança esperada. Angelo Arruda, da Vidrosistemas, aponta que a espessura e a quantidade de peças usadas para compor o laminado ou multilaminado deverão ser dimensionadas caso a caso.

Com isso, o tipo de vidro e dos interlayers usados para a laminação podem mudar de acordo com o projeto. “Essa definição varia de acordo com o dimensional das peças, sistema de fixação, quantidade e distância entre os apoios e intensidade de circulação de pessoas. E vale observar a característica estrutural das opções: por exemplo, quando temperamos o float, garantimos uma resistência a esforços de flexão até cinco vezes maior”, indica Dener Barros, da PKO do Brasil. Ele acrescenta que a estabilidade e a rigidez dos degraus também podem ser aumentadas de acordo com o interlayer, com opções no mercado voltadas para aplicações estruturais muito mais resistentes quando comparadas ao PVB comum, além de poder apresentar rigidez até cem vezes maior.

Para garantir o melhor desempenho possível em termos de segurança, Carlos Pereira, diretor-técnico da Itamaracá Design, recomenda o uso de multilaminados de temperados e/ou termoendurecidos com interlayer de alta resistência. Outra orientação é a aplicação de faixa antiderrapante ou de uma pintura vitrocerâmica nos degraus, a fim de evitar o risco de que alguém escorregue e caia.

Estrutura instalada pela Penha Vidros em uma residência em São Paulo, com degraus multilaminados e guarda-corpos de laminados de três peças. A escada foi projetada pela arquiteta Fernanda Marques, é feita com vidros extra clear e passa por vários níveis do apartamento, com diferentes características de fixação em cada um deles. Um elevador panorâmico encontra-se no eixo da escada, com a transparência do nosso material proporcionando integração visual ao ambiente Foto: Divulgação Penha Vidros

Estrutura instalada pela Penha Vidros em uma residência em São Paulo, com degraus multilaminados e guarda-corpos de laminados de três peças. A escada foi projetada pela arquiteta Fernanda Marques, é feita com vidros extra clear e passa por vários níveis do apartamento, com diferentes características de fixação em cada um deles. Um elevador panorâmico encontra-se no eixo da escada, com a transparência do nosso material proporcionando integração visual ao ambiente
Foto: Divulgação Penha Vidros

 

Como especificar?
Conforme já apontado, não há uma solução única: a definição da composição dos laminados a serem utilizados como degraus depende de uma série de fatores.

“Os cálculos para projetar uma escada de vidro são feitos a partir das informações sobre as cargas que se pretende atribuir à escada e a cada degrau em particular. O comprimento dos degraus e a distância entre apoios também são variáveis a serem inseridas nesse cálculo”, comenta Jorge Chakur Abduch, diretor da Penha Vidros.

Carlos Pereira, da Itamaracá Design, acrescenta que também é necessário observar a qual uso se destina a escada – isto é, se ela será instalada em um espaço residencial, comercial ou um local com alto tráfego de pessoas, entre outros casos. “Após a execução de um projeto executivo e diversos cálculos, utilizamos softwares apropriados para o segmento de vidros estruturais e outros programas para os elementos metálicos de fixação, envolvendo todo nosso corpo técnico de engenharia”, destaca.

Sérgio Moreira de Souza, da Unividros, reforça a atenção aos detalhes: “O trabalho com os cálculos para projetar uma escada de vidro deve ser desenvolvido por um profissional de engenharia qualificado, que geralmente utiliza softwares específicos para elementos finitos, sempre levando em conta as caraterísticas específicas do vidro”, explica.

Como instalar?

Segundo Angelo Arruda, a fixação dos degraus deve ser feita por meio de apoios ou engastamentos, os quais precisam ser considerados no dimensionamento. “Algumas escadas podem ter insertos de inox dentro da composição de vidros, assim como a encontrada na loja da Apple, em Nova York. Outras podem ser apoiadas, mas sempre tomando-se o cuidado na avaliação da aplicação a fim de que, em caso de quebra, o conjunto permaneça estável, sem risco de queda”, analisa.

Segundo Jorge Abduch, da Penha Vidros, os degraus podem ser fixados de várias formas, seja por meio de apoios contínuos com perfis de aço, ou pontuais, aparafusados ou colados. Ele alerta que o cálculo estrutural do vidro também precisa considerar as formas escolhidas, com diferentes tensões: “Por isso, além de levar em conta todas as variáveis e fazer a especificação de vidros com o coeficiente de segurança adequado durante a fase de projeto, é necessário tomar cuidados especiais na produção dos degraus para que não apresentem vícios, o que pode causar ruptura ou enfraquecimento do sistema”, afirma.

“É de suma importância que o vidro seja muito bem processado, e sua instalação com acessórios bem dimensionada”, afirma Elcio Santos, da Brazilglass. Ele destaca que a equipe responsável pela instalação precisa ser bem treinada e deve testar o desempenho da fixação dos degraus para evitar problemas futuros.

Por isso, da próxima vez em que vir uma escada envidraçada, pode subir sem medo – a chance de você querer uma na sua casa ou ambiente de trabalho é enorme!

Multilaminados de temperados 8+8+8 mm, processados pela PKO do Brasil, foram utilizados pela Vidraçaria Casa Bella para instalar uma escada em uma residência em São José dos Campos (SP). Os degraus foram projetados para serem esbeltos e compridos, e a distância entre os apoios é grande. Assim, o uso de três lâminas de vidro evita qualquer desconforto quando um usuário estiver sobre o degrau, tornando o sistema mais rígido e garantindo a segurança com uma “lâmina de sacrifício” – isto é, caso ela quebre, o restante do conjunto irá suportar as cargas de utilização até a manutenção Foto: Divulgação Vidraçaria Casa Bella

Multilaminados de temperados 8+8+8 mm, processados pela PKO do Brasil, foram utilizados pela Vidraçaria Casa Bella para instalar uma escada em uma residência em São José dos Campos (SP). Os degraus foram projetados para serem esbeltos e compridos, e a distância entre os apoios é grande. Assim, o uso de três lâminas de vidro evita qualquer desconforto quando um usuário estiver sobre o degrau, tornando o sistema mais rígido e garantindo a segurança com uma “lâmina de sacrifício” – isto é, caso ela quebre, o restante do conjunto irá suportar as cargas de utilização até a manutenção
Foto: Divulgação Vidraçaria Casa Bella

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 599 (novembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: hxdyl/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters