Vidroplano
Vidroplano

Saiba quais são as tolerâncias dimensionais para espelhos

24/02/2023 - 17h45

Os espelhos estão entre os principais produtos do setor de vidros planos – afinal, eles estão em praticamente todo lugar: como pequenas peças aplicadas acima da pia do banheiro ou no revestimento de paredes inteiras em halls de edifícios, por exemplo. Devido a essa onipresença, todo cuidado é necessário para garantir sua integridade e qualidade.

Como não poderia deixar de ser, esses produtos contam com uma norma técnica específica, a ABNT NBR 15198 — Espelhos de prata – Beneficiamento e instalação. Um dos pontos abordados nesse documento é a inspeção de peças beneficiadas, com a definição das tolerâncias para as medidas dos espelhos beneficiados em relação àquelas presentes na especificação da peça no projeto. Veja a seguir quais são elas.

O que são espelhos beneficiados?
Segundo a ABNT NBR 15198, trata-se de espelhos submetidos a processos destinados a dar à peça condições de ser utilizada. Algumas atividades do beneficiamento envolvendo esse material são corte limpo, lapidação, filetagem, biselamento, furos, recortes etc.

Como medir?
De acordo com a norma, as dimensões lineares de altura, largura e diâmetro devem ser medidas com trena graduada em milímetros.

Tolerâncias para as medidas de espelhos RETANGULARES:
Altura: ± 2 mm
Largura: ± 2 mm

Tolerâncias para as medidas de espelhos MODELADOS:
± 3 mm

Tolerâncias para a diferença entre as DIAGONAIS DE ESPELHOS RETANGULARES:

tabeladiagonais

 

Tolerâncias para FUROS E RECORTES:
Furos: ± 1 mm
Recortes: ± 2 mm

Como saber mais sobre as normas para vidros?
A Abravidro sedia o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) e está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer as informações corretas sobre as determinações das normas técnicas para o uso do nosso material. Entre em contato!
Telefone: (11) 3873-9908
E-mail: cb37@abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 602 (fevereiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters