No dia 8 de outubro, o 4º Seminário do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico foi realizado na cidade de Montes Claros (MG). O evento foi organizado pela processadora Dec Temper, em parceria com o Sistema Integrado Mineiro do Vidro Plano (Simvidro-MG) e com o 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (7º BBM).
O seminário – que contou com a Abravidro e com a Guardian Glass entre seus apoiadores – teve o tema “Vidro de Segurança” e reuniu profissionais da construção civil, engenharia, arquitetura, serralheria e vidraçaria, além de estudantes e representantes de empresas e entidades do setor vidreiro, com o objetivo de promover conhecimento técnico e fortalecer a cultura de prevenção, destacando o papel do vidro na segurança contra incêndios, suas aplicações normativas e as responsabilidades técnicas envolvidas em sua especificação e uso.
O Simvidro convidou Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, para ministrar uma das palestras do evento. Vera falou sobre as principais novidades da versão atualizada da principal norma para o setor vidreiro nacional, a ABNT NBR 7199 — Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos (acesse a norma gratuitamente aqui), publicada em junho deste ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela também abordou os vidros resistentes ao fogo, destacando suas características, classificações e aplicações mais seguras.
A coordenadora técnica da Abravidro ressaltou que o conhecimento aprofundado sobre os vidros de segurança e os vidros resistentes ao fogo é essencial para ajudar os bombeiros a identificar irregularidades e reprovar projetos que apresentem risco aos ocupantes da edificação, ou seja, que estejam em desacordo com a legislação vigente.
Foto: divulgação Simvidro-MG