Vidroplano
Vidroplano

Trabalho e prosperidade

26/01/2022 - 11h07

domingos-dez2021No apagar das luzes de 2021, o setor vidreiro recebeu uma boa notícia: um pleito que tramitava desde 2017 no âmbito do governo federal materializou-se no Decreto 10.910/2021, publicado em 23 de dezembro com validade a partir de abril deste ano. Foram dezenas de reuniões ao longo de quatro anos, mas agora está valendo: o float e o vidro impresso passam a ter alíquota de IPI de 10%, a mesma dos vidros processados. O objetivo da medida, fruto de esforço conjunto da Abravidro, com apoio das entidades regionais afiliadas, e Abividro, é impor mais uma barreira às empresas que operam à margem da lei. Saiba mais sobre a medida e seus impactos clicando aqui.

Por outro lado, janeiro veio em ritmo lento, após o último trimestre do ano de demanda mais retraída. As vendas seguem devagar e em algumas praças já se observa redução acentuada nos preços dos vidros processados, o que preocupa o mercado. 2022 promete desafios, mas a expectativa é de que seja um ano positivo.

Enquanto o ano novo vai mostrando a que veio, a Abravidro inicia mais um ciclo de coleta de dados para o Panorama Abravidro. De janeiro até março, as processadoras de todo o Brasil podem colaborar com o setor respondendo ao questionário para que tenhamos o já tradicional desenho do mercado vidreiro: números de faturamento e metros quadrados vendidos, produtividade, mão de obra empregada, ociosidade das empresas, além das expectativas para 2022. Os dados individuais das empresas são confidenciais, e apenas a equipe da GPM Consultoria, responsável pela pesquisa, tem acesso, conforme termo de confidencialidade assinado. A Abravidro divulga apenas os dados consolidados. Conto com a participação de processadoras de todas as regiões do País!

Também já estão abertas as inscrições para mais uma turma do PPCPE, nosso módulo de especialização técnica voltado para o planejamento da produção. Nossos cursos vêm registrando demanda crescente nos últimos anos, o que é um ótimo indicativo de que as empresas estão investindo em qualificação.

E neste Ano Internacional do Vidro, deixo aqui meus votos de que tenhamos todos 12 meses de muito trabalho, reencontros e prosperidade!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 589 (janeiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters