Tradição com tecnologia

Aplicativo para celulares traz informações sobre vitrais da Catedral de Chartres, na França
Aqui tem vidroreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Tradição com tecnologia

Desde o começo deste mês, os visitantes da Catedral de Chartres, na cidade de Chartres, na França, contam com uma ferramenta tecnológica para conhecer mais sobre uma tradição envidraçada. O aplicativo para celulares Lire les vitraux (Leia as janelas, em português) foi desenvolvido para mostrar informações sobre as lendas e narrativas de 60 dos 172 vitrais que adornam a igreja. É bem simples utilizar o app, que conta com auxílio de IA: basta tirar uma foto de alguma das janelas para obter descrições detalhadas das obras – por enquanto, apenas em francês, mas no ano que vem o serviço estará disponível em inglês e alemão. A ideia é também expandir o conceito para toda a extensão de vitrais da catedral (cerca de 2.500 m² de vidro).

“Em vez de apenas se maravilhar sem contexto, a admiração dos visitantes será enriquecida por conhecimento, aprofundando a apreciação pelas obras”, comenta Jean-François Lagier, coordenador da equipe de engenheiros, técnicos e historiadores por trás da ferramenta. A Catedral de Chartres, também conhecida como Notre-Dame de Chartres, fica a cerca de 80 km a sudoeste de Paris, tendo sido construída entre 1194 e 1220.

Este texto foi originalmente publicado na edição 635 (novembro de 2025) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Continue a leitura após a publicidade

Foto: Atlantis/stock.adobe.com

Publicidade