Vidroplano
Vidroplano

Um brinde à transparência

18/12/2018 - 10h00

Em Belo Horizonte, ergue-se um paraíso para quem aprecia cerveja. O Ateliê Wäls é uma mistura de fábrica, restaurante e loja da cervejaria. Sua estrutura tem como principais materiais o vidro e a madeira, casamento que transforma o lugar em ambiente moderno, mas ainda assim remetendo à estética das antigas e tradicionais adegas.

cervejaria_ovp (4)Ficha técnica
Autor do projeto: Gustavo Penna Arquiteto & Associados
Local: Belo Horizonte, MG
Conclusão: segundo semestre de 2017

Simbologia premiada
O arquiteto mineiro Gustavo Penna é o responsável pela criação do projeto. O conceito geral da estrutura buscou inspiração nos materiais que formam a própria fábrica, como metal e concreto, e nos elementos que formam o imaginário em torno da bebida. O copo usado para bebê-la, por exemplo, é representado pelo largo uso de vidro. Os barris em que ela é armazenada estão simbolizados pela aplicação de madeira em vários locais.

cervejaria_ovp (3)

Por ser tão inovador, venceu a edição 2018 do prêmio Prix Versailles como melhor projeto na categoria restaurantes, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e União Internacional dos Arquitetos (UIA).

Integração total
cervejaria_ovp (6)

O ateliê possui um acesso principal superior no qual estão duas torres de circulação envidraçadas (feitas de laminados), com escadas e elevadores que levam ao saguão principal, conhecido como “teatro da cerveja”. Lá embaixo, os visitantes encontram uma estante de garrafas e a cozinha emoldurada por cortinas e teto forrado de rolhas.

Ao fundo, está a área com os barris de maturação da cerveja, separada do público por divisórias encaixilhadas com temperados incolores 10 mm, o que permite total visão e interação com o espaço. Luminárias com globos de vidro de diversos tamanhos fazem referência às bolhas da bebida.

A loja também impressiona: um grande balcão, totalmente de temperados 12 mm, expõe copos e taças que podem ser comprados pelos clientes. Na parte superior ficam os escritórios — os laminados que os formam ganharam uma película vermelha da 3M, oferecendo mais privacidade aos funcionários.

cervejaria_ovp (2)

Especificação técnica
Vidros usados: incolores temperados 10 mm e incolores laminados 10 mm, instalados em diferentes espaços do empreendimento
Especificação e instalação: Espaço Gold
Processadora: Divinal Vidros
Total de vidro usado: 1.100 m²

Este texto foi originalmente publicado na edição 552 (dezembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters