Vidroplano
Vidroplano

Vidro e espelho chamam atenção em mostras

26/10/2023 - 14h24

PERNAMBUCO
O icônico edifício Chanteclair, no bairro do Recife, na capital pernambucana, foi por mais uma vez sede da Casa Cor Pernambuco. Com o tema Corpo e morada e patrocínio da Vivix, a edição 2023 da mostra – aberta até o dia 5 de novembro – apresenta 28 projetos assinados por jovens talentos e nomes consagrados da arquitetura e do design brasileiros. Confira como a beleza e versatilidade do vidro possibilitaram abordagens diferenciadas na aplicação do nosso material para a composição de boa parte dos ambientes.

Juntos – Cadu Arquitetura
Um espaço que une elementos modernos e rústicos com requinte, conforto e descontração. Essa é a proposta presente no ambiente de Eduarda Jungmann e Camila Horta. O design autoral do escritório combina bem a madeira natural com o vidro Vivix Colora Verde, que faz as vezes de vitrine para os vinhos expostos na adega (foto de abertura).

 

Cozinha Aprochego – Daniela Pessoa
A criatividade da arquiteta pôs à prova uma característica do vidro que segue como tabu para alguns: a força. O vidro Vivix Colora Cinza surpreende os olhares mais conservadores por ser o único elemento da adega (foto) – sua resistência permite suportar o peso das garrafas sem comprometer a estabilidade. Aqui, o vidro exerce uma função dupla: estrutural e estética. Seguindo a proposta, a mesa de vidro conta com tampo e lateral, que também é base do móvel, feitos com nosso material, cuja transparência promove a leveza do ambiente.

Walter Dias

Walter Dias

 

Cozinha Fragmentos – Maíza Neri
A harmonia entre os elementos deu o tom ao projeto. No guarda-corpos (foto), a translucidez foi explorada ao máximo com o uso do Vivix Performa Duo Bronze, o que deu ao espaço já aberto maior amplitude e harmonia. Para adicionar um filtro de profundidade ao local, o vidro pintado Vivix Decora Efeito Bronze preenche de forma integral uma das paredes. E para quem gosta de unir o estético ao funcional, o Vivix Decora Branco foi aplicado como se fosse uma lousa, opção prática para anotações e recados.

Walter Dias

Walter Dias

 

Living Alma – FV Arquitetos
No ambiente assinado pela dupla Felipe Valadares e Liesid Neto, uma estante composta integralmente por nichos (foto), com mais de 7 m, leva a refletir sobre questões antagônicas como leve e pesado, frágil e robusto, em uma mesma estrutura. Ali usaram-se o Vivix Colora Cinza e a pedra natural azulli como protagonistas, resultando em um efeito óptico que parece desafiar a gravidade.

Walter Dias

Walter Dias

 

Vivaz Bar – Magno Costa e Thaísa Tenório
Na área oficial da Vivix dentro da mostra, a dupla de arquitetos optou por envolver o espaço com Vivix Decora Preto e Nude, dando uma percepção de maior amplitude. Há também revestimentos (foto, ao fundo do ambiente) feitos com o espelho Vivix Spelia Incolor, estrategicamente aplicados com o objetivo de alongar a fusão entre o piso e o teto. No total, nada menos que 180 m² de vidros e espelhos foram destinados a esse projeto, o preferido das selfies.

Walter Dias

Walter Dias

 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
De 26 de julho e 10 de setembro, foi realizada na cidade do interior paulista a 3ª edição da Mostra Arq Design. A Guardian, em parceria com a processadora Vidrobens, forneceu os vidros aos designers e arquitetos do evento. Esses profissionais tiveram total liberdade para trabalhar com as soluções e explorar de forma versátil e criativa a essência da casa brasileira nos mais distintos ambientes.

No espaço Office Vitrine Caderode (foto), de Karina Zanon, o vidro escolhido para compor o ambiente foi o ClimaGuard SunLight, garantindo integração entre as áreas interna e externa.

Divulgação/Guardian

Divulgação/Guardian

 

O Espelho Guardian Evolution ganhou destaque no ambiente Morada Brasiliana (foto), do Mora Estúdio Arquitetura, onde foi aplicado como elemento de decoração nas paredes. Além disso, grandes portas de correr envidraçadas permitem a interação do espaço externo com o interior.

Divulgação/Guardian

Divulgação/Guardian

Divulgação/Guardian

Divulgação/Guardian

 

PORTO ALEGRE
Em Porto Alegre, a 6ª Mostra Elite Design, realizada no Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre e aberta aos visitantes até 12 de novembro, apresentou ao público um labirinto de espelhos no Salão de Design. O ambiente instagramável (foto) é assinado pela arquiteta Aline Dametto e conta com vidros da Cebrace, fornecidos pela processadora Modelo Vidros. Inspirada no Mar de Espelhos – projeto inaugurado em junho deste ano no Rio de Janeiro e capa da revista O Vidroplano de julho –, a atração gaúcha se assemelha a uma cabine, é toda poligonal e recebeu o nome A arte de ser a sua melhor versão. O espaço, de 78 m², é revestido de espelhos, com Habitat Refletivo Cinza no piso.

Divulgação/Modelo Vidros

Divulgação/Modelo Vidros

Este texto foi originalmente publicado na edição 610 (outubro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Walter Dias



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters