WhatsApp: instantâneo, mas profissional
21/08/2018 - 10h58
Escrito por Emanuellen Trizi
É praticamente impossível imaginar a comunicação atual sem o WhatsApp. Aos poucos, o aplicativo passou também a ser uma ótima ferramenta para falar com clientes. Se você ainda não o usa, aqui estão algumas dicas para que esse novo canal seja efetivo para sua empresa.
Profissional x pessoal
Tenha um número somente para a empresa e outro para uso pessoal. Com isso, os contatos e as conversas serão distintos. Você não vai querer enviar “sem querer” para o cliente aquela imagem compartilhada no grupo da família, certo?
Mantenha o tom profissional
O WhatsApp é um canal como qualquer outro e, por isso, deve-se ter atenção à forma de se comunicar. Evite mandar áudios: se o assunto for complexo, ligue para a pessoa e resolva diretamente. Guarde as fotos e os vídeos engraçados para compartilhar em sua conta pessoal. Quer enviar imagem sobre alguma promoção ou condição imperdível? Fique atento com a frequência para não incomodar.
Esteja disponível
Definir horário para uso é crucial — o comercial é o ideal, salvo casos especiais. Sempre responda aos contatos com rapidez depois de visualizar, mas não envie mensagens em momentos inconvenientes, como, por exemplo, muito cedo, antes das 8 horas, ou depois das 21 horas (horário de Brasília).
Aproveite o WhatsApp Business
A versão Negócios do aplicativo permite disponibilizar dados como telefone fixo e site, configurar mensagens automáticas e, o melhor: é possível usar em celular de dois chips que já tenha o WhatsApp instalado.
Cuide de sua agenda
Não divulgue os números dos clientes, nem monte grupos com eles — pois, assim, todos os contatos conseguem ver o telefone dos participantes e isso pode ser encarado como falta de profissionalismo. Evite também mandar mensagens genéricas e sem propósito.
Formalize por e-mail
É fácil perder de vista o que foi pedido e o que foi conversado somente por mensagens. Mesmo que você defina um trabalho pelo WhatsApp, envie e-mail com o resumo da tarefa para ter controle.
Emanuellen Trizi
Jornalista, é responsável, na Verbus Comunicação, pela comunicação online da Abravidro e acompanha de perto as novidades das redes sociais.
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- 16º Simpovidro já tem data e local definidos
- CBIC eleva projeção de crescimento da construção no ano para 2,3%
- Dia do Associativismo: os benefícios da ação conjunta
- Prêmio Abravidro Glass South America prorroga inscrições
- Simvidro-MG prepara Semana do Vidraceiro
- Sindividros-RS e Senai realizam curso de pele de vidro