Vidroplano
Vidroplano

WhatsApp: instantâneo, mas profissional

21/08/2018 - 10h58

Escrito por Emanuellen Trizi

É praticamente impossível imaginar a comunicação atual sem o WhatsApp. Aos poucos, o aplicativo passou também a ser uma ótima ferramenta para falar com clientes. Se você ainda não o usa, aqui estão algumas dicas para que esse novo canal seja efetivo para sua empresa.

Profissional x pessoal
Tenha um número somente para a empresa e outro para uso pessoal. Com isso, os contatos e as conversas serão distintos. Você não vai querer enviar “sem querer” para o cliente aquela imagem compartilhada no grupo da família, certo?

Mantenha o tom profissional
O WhatsApp é um canal como qualquer outro e, por isso, deve-se ter atenção à forma de se comunicar. Evite mandar áudios: se o assunto for complexo, ligue para a pessoa e resolva diretamente. Guarde as fotos e os vídeos engraçados para compartilhar em sua conta pessoal. Quer enviar imagem sobre alguma promoção ou condição imperdível? Fique atento com a frequência para não incomodar.

Esteja disponível
Definir horário para uso é crucial — o comercial é o ideal, salvo casos especiais. Sempre responda aos contatos com rapidez depois de visualizar, mas não envie mensagens em momentos inconvenientes, como, por exemplo, muito cedo, antes das 8 horas, ou depois das 21 horas (horário de Brasília).

Aproveite o WhatsApp Business
A versão Negócios do aplicativo permite disponibilizar dados como telefone fixo e site, configurar mensagens automáticas e, o melhor: é possível usar em celular de dois chips que já tenha o WhatsApp instalado.

Cuide de sua agenda
Não divulgue os números dos clientes, nem monte grupos com eles — pois, assim, todos os contatos conseguem ver o telefone dos participantes e isso pode ser encarado como falta de profissionalismo. Evite também mandar mensagens genéricas e sem propósito.

Formalize por e-mail
É fácil perder de vista o que foi pedido e o que foi conversado somente por mensagens. Mesmo que você defina um trabalho pelo WhatsApp, envie e-mail com o resumo da tarefa para ter controle.

manu_2967_okEmanuellen Trizi
Jornalista, é responsável, na Verbus Comunicação, pela comunicação online da Abravidro e acompanha de perto as novidades das redes sociais.

Este texto foi originalmente publicado na edição 548 (agosto de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters