Na manhã desta terça-feira (9), a Abravidro realizou o workshop Reforma tributária na prática: o que começa a vigorar em 2026. O evento foi realizado em formato online, aberto para associados e não associados. O advogado Halim José Abud Neto, assessor jurídico da Abravidro, foi o responsável pela apresentação, na qual explicou o cálculo e os impactos dos novos tributos a partir de 2026.
Halim avalia positivamente a entrada do Brasil no sistema de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), já adotado por mais de 170 países no mundo. O Brasil terá um IVA dual, dividido entre a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), fiscalizada pela Receita Federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), fiscalizado por um comitê gestor – o assessor jurídico da Abravidro explicou que essa particularidade se deve ao aspecto federativo do País, em que os interesses dos estados e municípios também precisam ser contemplados.
Segundo Halim, as principais mudanças trazidas pela reforma além da uniformização da legislação, são a base ampla de incidência, contemplando operações com bens materiais e imateriais e serviços; a tributação no destino que permitirá a redução da guerra fiscal; e a não cumulatividade plena, isto é, os novos tributos incidirão somente sobre o valor adicionado em cada etapa da cadeia produtiva.
Algumas dicas recomendadas pelo palestrante para as empresas se organizarem para os efeitos dessa reforma foram: investir em tecnologia e sistemas fiscais atualizados, treinar equipes para novas demandas operacionais e realizar um estudo analítico do impacto da RT nos negócios (em termos tanto financeiros como operacionais).
Em 2026, a Abravidro realizará mais workshops sobre temas estratégicos para as empresas vidreiras. Fique atento aos nossos canais para participar.







