Vidroplano
Vidroplano

Conheça alguns vencedores do 7º Prêmio Saint-Gobain

21/10/2020 - 10h14

No dia 23 de setembro, o Grupo Saint-Gobain anunciou os vencedores da 7ª edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável. Neste ano, devido à pandemia, a cerimônia foi transmitida pela Internet pela primeira vez, sendo acompanhada pelo público geral ao vivo.

O CEO da Saint-Gobain Brasil e América Latina, Thierry Fournier, participou da cerimônia por meio de um depoimento gravado. “Ao longo desses sete anos, sentimos que contribuímos de forma significativa para a história da arquitetura no País, reconhecendo e prestigiando a dedicação e esforço de todos, estudantes e profissionais, que elevam os projetos brasileiros a patamares cada vez mais altos”, afirmou.

Vários dos trabalhos premiados trouxeram o vidro como componente. Conheça alguns dos destaques.

 

vp_arquiteturaedesign2

SESC GUARULHOS
Escritório: Dal Pian Arquitetos
Cidade: Guarulhos (SP)
Prêmios recebidos: Destaque – Conforto Acústico; 2º lugar na modalidade Edificação Institucional – Categoria Profissional

O prédio da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, diferencia-se como uma obra arborizada, transparente e aberta aos espaços externos, incorporando a paisagem ao redor a seus ambientes internos. Nosso material contribui com a integração: todos os andares se organizam ao redor da chamada Praça de Convivência, uma espécie de grande átrio com cobertura composta por grelhas metálicas, vidros laminados, extratores de ar e brises horizontais de alumínio perfurado.

Além de levar luz natural aos corredores, passarelas e rampas dos pavimentos, as peças (aplicadas também na fachada, em guarda-corpos e outras partes da obra) também desempenham função acústica: segundo Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som, a equipe responsável pelo projeto buscou um índice de redução de 35 Rw (ruído ponderado) para suas janelas, acima do considerado como classe A.

 

vp_arquiteturaedesign3

AR-3000 – CABRAL CORPORATE & OFFICES
Escritório: Baggio Pereira & Schiavon S.S.
Cidade: Curitiba
Prêmio recebido: 2º lugar na modalidade Edificação Comercial – Categoria Profissional

O AR-300 dispõe de 25 pavimentos com salas de alto padrão, além de quatro subsolos. Uma das principais preocupações do projeto foi sua sustentabilidade: toda a fachada é de insulados de controle solar e brises, proporcionando uma redução de 26% no consumo de ar condicionado. Os painéis foram instalados por meio da técnica structural glazing, deixando a estrutura oculta na face interna. Por todos seus atributos arquitetônicos, AR3000 obteve o selo Leed Platinum, nível máximo da certificação para um edifício “verde” disponível na construção civil.

 

vp_arquiteturaedesign4

ARQUITETURA DINAMIZADORA: UMA PROPOSTA DE UM CENTRO ECOTECNOLÓGICO
Estudante responsável: Rodolfo Araújo Cavalcanti de Lira
Orientadora: Mirela Davi de Melo
Instituição de ensino: Faculdade Santa Maria (Cajazeiras, PB)
Prêmio recebido: 1º lugar na Categoria Acadêmica

Desenvolvido a partir do conceito mais amplo de sustentabilidade, o projeto contempla os pilares econômico, social e ambiental. As imagens conceituais mostram ampla transparência nos fechamentos, os quais vão ao encontro do objetivo de tornar o centro não apenas um polo tecnológico de oportunidades, mas também um espaço público integrador para atividades culturais, educacionais e de lazer, além de incentivar a preservação das águas e margens do Açude Bodocongó, em Campina Grande (PB).

 

vp_arquiteturaedesign5

CASA AVARÉ
Escritório: Sergio Sampaio Arquitetura + Planejamento
Cidade: Avaré (SP)
Prêmio recebido: 2º lugar na modalidade Edificação Residencial – Categoria Profissional

Ocupando a parte superior de uma faixa de terra inclinada às margens da represa Jurumirim, o projeto concilia privacidade e extroversão: ao mesmo tempo que apresenta aspecto discreto e reservado, aproveita a luz natural e ventilação cruzada por meio de grandes aberturas com esquadrias de correr de alumínio e laminados com película refletiva. Nosso material também está presente em parte da cobertura nos banheiros, aumentando a integração do ambiente com a natureza do lado de fora.

Este texto foi originalmente publicado na edição 574 (outubro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters