Vidroplano
Vidroplano


Crescimento à vista? Expectativas do setor para 2021 em O Vidroplano de janeiro

28/01/2021 - 12h28

De quedas históricas na produção e faturamento ao aquecimento das atividades no segundo semestre, passando ainda pela apreensão com relação a alguma dificuldade na oferta de vidros planos e outros insumos usados pela cadeia. 2020 foi um teste duro para a economia global – e para o nosso mercado não foi diferente. O próximo passo é planejar 2021 com base nas lições aprendidas. Para saber qual a expectativa das empresas vidreiras para este ano, O Vidroplano conversou com diversos segmentos do setor, incluindo usinas, fabricantes de maquinários e de acessórios. Veja também alguns dos principais indicadores da indústria e construção civil e o que eles podem revelar para o futuro próximo.

Processador, participe da pesquisa para o Panorama Abravidro 2021! Analisar o intenso 2020 sob a ótica do nosso segmento será primordial para se traçar um caminho a ser trilhado pelos negócios de nossas empresas nos próximos anos. Quais foram os tipos de vidro mais consumidos nesse ano de pandemia? Qual estratégia de vendas seria possível criar com base nesses dados? É para jogar luz em questões como essas que existe o Panorama Abravidro. Publicado anualmente desde 2012 pela associação, ele é o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional. A pesquisa para a edição 2021 do documento que trará os números referentes ao ano passado já começou – e é muito importante que todos os processadores contribuam para a elaboração.

Como evitar processos judiciais envolvendo boxes de banheiro? Esse é o tema da seção “Para sua vidraçaria” deste mês. Quem trabalha com vidro conhece bem a durabilidade do material. Apesar disso, o risco de quebra da peça aumenta caso a instalação seja feita sem seguir os requisitos das normas técnicas ou se deixe de realizar as manutenções periódicas. E, embora essas ocorrências sejam extremamente baixas, elas geralmente ganha bastante repercussão, podendo levar a processos judiciais contra a vidraçaria que instalou o sistema. O Vidroplano procurou especialistas na área jurídica e empresas do setor para entender todos os cuidados a serem tomados em uma situação assim.

Você conhece todas as certificações disponíveis para processadoras? Além da dos vidros temperados junto ao Inmetro, as empresas têm à disposição outras certificações que avaliam diferentes aspectos de seu funcionamento.

Edifício em São Paulo ganha fachadas transparentes: fugindo da estética dos vidros refletivos, o prédio comercial Birmann 32 aposta em insulados de controle solar, oferecendo conforto térmico e transparência aos seus usuários.

Na seção “Falando em normas”, reveja os principais trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) ao longo de 2020. Nem a pandemia foi capaz de frear as atividades do grupo.

Leia na íntegra a edição de janeiro de O Vidroplano!

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters