Vidroplano
Vidroplano

Confira novas soluções para boxes de banheiro

20/10/2021 - 12h11

A venda e a instalação de boxes de banheiro estão entre os serviços mais procurados nas vidraçarias. Por isso, é importante que seu catálogo esteja sempre atualizado para conquistar os clientes que buscam produtos diferenciados. O vidraceiro que opta por vender somente modelos simples de kits do produto perde oportunidades de conseguir um lucro maior e abre brechas para a concorrência crescer nesse segmento.

Veja a seguir algumas das soluções presentes no mercado nacional e os benefícios que elas oferecem, além de conferir a importância de seguir as orientações presentes na norma para boxes.

para-sua-vidraçaria2

 

Visual elegante, movimentação leve
Kit: Box Elegance
Fabricante: Ideia Glass
Para vidros: temperados (normais ou com película de segurança)
Espessura permitida: 8 mm

Diversos kits fazem parte do catálogo da Ideia Glass para boxes, incluindo sistemas articulados (Box Flex) e estruturas para vidros curvos (Box Luna, desenvolvido em parceria com a Unividros). Entre eles, o Box Elegance salta aos olhos visualmente. De acordo com a empresa, cada detalhe do produto foi pensado para combinar com as tendências da decoração contemporânea, como as roldanas aparentes que deslizam sobre o trilho. É possível ainda escolher entre diversas opções de cor para as ferragens, como preto, branco, dourado e rose gold.

“Nossos produtos têm foco em durabilidade, qualidade e beleza. Eles são planejados para oferecer facilidade na instalação e segurança na hora de usar”, comenta Érico Miguel, gerente da empresa. “Pensamos muito na utilização dos clientes no dia a dia.” Nesse sentido, além do manual de instalação, existe um canal de serviço de atendimento ao consumidor indicado no site da Ideia Glass e em suas redes sociais, bem como uma página com materiais para esclarecer qualquer dúvida técnica (https://www.ideiaglass.com.br/duvida-tecnica/).

 

para-sua-vidraçaria3

 

Laminado e vedado
Kit: SEALEDbox
Fabricante: Casa Mansur
Para vidros: laminados
Espessura permitida: 12 mm

O kit do SEALEDbox foi recentemente atualizado pela Casa Mansur. “Os sistemas de vedação foram redesenhados para um espectro de utilizações mais amplo, permitindo o uso desse sistema não só como boxe, mas também como cabine de vaso sanitário, adega para bebidas e até como divisória acústica em universidades, bibliotecas, salas de reunião e consultórios médicos”, afirma Cristiano Cordoni, diretor-responsável pelo produto na empresa.

De acordo com a Casa Mansur, o item é o único boxe totalmente vedado, com vidros que vão do piso ao teto, contando com estrutura extremamente robusta e sofisticada. Isso permite a conservação total da temperatura dentro dele, proporcionando conforto térmico e economia de energia e de água, além de evitar a passagem de umidade para o lado de fora, impedindo danos em espelhos, pinturas e ferragens. Pode ser montado com laminados jateados, leitosos, refletivos e até espelhos laminados – o sistema protege todas as bordas dos vidros contra a umidade, seja com perfis horizontais ou vedações verticais.

 

para-sua-vidraçaria4

 

Acessibilidade e aproveitamento do vão
Kit: Box Flex
Fabricante: Blindex
Para vidros: temperados (normais ou com película de segurança na versão Blindex + Segurança)
Espessura permitida: 8 mm

A Blindex conta com diversos modelos de boxe de banheiro. O mais recente é o Box Flex, ideal para banheiros pequenos graças à sua abertura articulada. “Ele oferece solução segura e eficiente, permitindo o aproveitamento melhor do vão, com acessórios de latão e dobradiças mais reforçadas e quatro parafusos que evitam que a porta ceda”, relata Glória Cardoso, gerente de Vendas e Marketing da Blindex. O item também é indicado para pessoas com mobilidade reduzida, pois sua abertura é lateral e fácil de manusear.

Assim como em outros modelos, a Blindex também oferece o Box Flex na versão Blindex + Segurança. Nesse caso, o vidro utilizado no sistema já sai de fábrica com uma película de segurança. Além de garantir a resistência que o temperado oferece, a película mantém os fragmentos unidos e seguros em caso de quebra da peça.

 

para-sua-vidraçaria5

 

Para retas ou curvas
Kit: Box Neda
Fabricante: Vipel Alump
Para vidros: temperados planos ou curvos
Espessura permitida: 8 mm

A Vipel Alump produz kits e também processa os vidros. O Box Neda é um produto que aproveita as duas divisões do grupo. “Ele é feito em centro de usinagem, conferindo um recorte perfeito para o trilho da roldana de aço inox fabricada por nós. Já o vidro fixo é produzido em uma peça única, dando muito mais beleza ao conjunto”, explica o diretor Rafael Nandi da Motta.

O destaque do Box Neda é que ele pode ser produzido para uso com temperados curvos, conferindo visual diferenciado ao ambiente em que é instalado. Motta informa que, para que isso seja possível, cada projeto precisa ser especificado – nesse sentido, a empresa fornece todo o auxílio necessário para facilitar o trabalho do vidraceiro.

 

para-sua-vidraçaria6

 

Sem necessidade de furos
Kit: Duo Safe
Fabricante: Tec-Vidro
Para vidros: laminados ou temperados
Espessuras permitidas: 6 e 8 mm

Kits para boxe frequentemente exigem a furação das peças de vidro para sua fixação nas ferragens da estrutura, mas já é possível encontrar modelos que dispensam essa necessidade. Esse é o caso do Duo Safe, da Tec-Vidro, produto com exclusivo sistema de pressão patenteado pela empresa. “As roldanas estão embutidas nesse sistema de pressão, o qual, por sua vez, exerce força na superfície da peça”, explica Gabriel Zanatta, gerente de Produto da Tec-Vidro.

Outro diferencial é que o Duo Safe não usa folhas fixas: os dois vidros são móveis, o que dinamiza o acesso ao seu interior e a áreas do banheiro cuja limpeza é mais difícil, como a região atrás do vaso sanitário, que normalmente fica ao lado do vidro fixo de um boxe convencional. Um perfil lateral contribui para a proteção da borda da peça (ideal no caso de laminados para evitar contato do interlayer com a umidade), funcionando também como puxador linear.

 

Que vidro usar?
A norma ABNT NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança estabelece que as seguintes opções são permitidas:

Laminado
Temperado
Temperado com película de segurança

ATENÇÃO: como é possível observar ao longo desta reportagem, alguns kits de boxe não podem ser usados com um desses vidros – por exemplo, não é possível instalar laminados em boxes em que a fixação do vidro requer a furação da peça (a menos que eles sejam laminados de temperados). Vale enfatizar que recortes e furações só podem ser feitos no vidro antes dos processos de têmpera.

Já no caso da escolha pelo temperado com película de segurança, ela deve ser aplicada antes da instalação do vidro, já que a peça inteira deve receber a película (inclusive a parte interna, presa na estrutura de fixação do boxe).

 

De Olho no Boxe
Esse é o nome do programa lançado pela Abravidro em 2016. Seu objetivo é levar o conhecimento técnico presente na ABNT NBR 14207 de forma fácil de entender, tanto para os vidraceiros como para os consumidores finais. A iniciativa destaca a importância da realização da manutenção preventiva nos boxes de banheiro a cada 12 meses ou sempre que algum problema for identificado em seu funcionamento, bem como a obrigatoriedade da entrega do manual de uso desse produto para o cliente.

O site De Olho no Boxe conta com uma seção voltada para os vidraceiros que procuram mais informações sobre a instalação e manutenção de boxes de vidro. Outra seção é destinada aos consumidores que querem avaliar seus boxes e obter dicas de como cuidar deles no dia a dia. Além das orientações da ABNT NBR 14207, cada uma delas oferece conteúdos especialmente pensados para o público pretendido – veja alguns exemplos:

Para o vidraceiro
– Materiais de apoio, como o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro (que pode ser impresso e entregue para os clientes), checklist de manutenção e planilha de controle;

– Agenda com cursos de capacitação em diversas partes do País;

– Seção para cadastro da sua vidraçaria, para que as pessoas buscando empresas que vendam boxes ou façam manutenção desses sistemas possam encontrar seus contatos;

– Dicas para a instalação e manutenção de boxes.

Para o consumidor final
– Envio de lembretes por e-mail quando a data para a próxima manutenção preventiva necessária do seu boxe estiver próxima (bastando cadastrar a data em que ele foi instalado ou passou pela última revisão);

– Contatos de fornecedores para a instalação ou manutenção do boxe;

– Dicas de como identificar falhas no funcionamento do boxe e conservá-lo;

– Estilos e tendências para esses sistemas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 586 (outubro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters