Vidroplano
Vidroplano

Conheça mais sobre vidros pintados

21/12/2021 - 09h45

Sua vidraçaria já trabalha com a venda e instalação de vidros pintados? Há diferentes mercados para os quais essas peças podem ser uma oportunidade de negócios – por isso, é importante conhecer os produtos disponíveis, as possibilidades de aplicação e a forma correta de manuseá-los, para evitar que a aparência deles fique comprometida.

Este mês, O Vidroplano apresenta orientações de empresas fornecedoras de vidros pintados para os vidraceiros interessados nesse segmento.

Estética e versatilidade
Para Viviane Moscoso, gerente de Produtos da Vivix, os vidros pintados são uma grande tendência. “São um produto que pode competir com qualquer outro tipo de revestimento com aplicação interna”, explica. “E tem as vantagens de permitir repaginar móveis e ambientes oferecendo modernidade, requinte e instalação rápida, além de ser um material de fácil limpeza.”

Fábio Reis, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Guardian, concorda. “Esse vidro tem ganhado espaço em diversos segmentos e seu uso atualmente é bem pulverizado”, avalia. “O vidro pintado se destaca também pela funcionalidade, pois facilita na manutenção e maior durabilidade.”

Vitor Maione, CEO da Color Vidros, identifica quatro principais mercados consumidores de vidros pintados e as aplicações mais comuns em cada um deles:

1. Construção/reforma: portas de acesso, divisórias de ambientes, coberturas, guarda-corpos;

2. Revestimento: revestimentos de paredes e móveis;

3. Moveleiro: tampos de mesa, portas para planejados, tampos de apoio, nichos etc.;

4. Decoração: utensílios e objetos decorativos (lousas, bandejas, relógios de parede, vasos etc.)

Esses produtos, destaca Viviane, são ainda uma excelente opção de revestimento para projetos infantis ou corporativos, pois é possível rabiscar e fazer anotações em sua superfície. Dessa forma, além da função estética, o material traz praticidade e funcionalidade aos ambientes.

Quem produz?
Quando se fala em vidros pintados a frio (também conhecidos como laqueados), é possível encontrar tanto chapas que já vêm prontas de fábrica como peças laqueadas feitas sob encomenda.

“Os laqueados na própria fabricante são pintados em chapas de tamanhos industriais. Já os processadores têm a opção de pintar qualquer dimensão de peças”, observa Rafael Matoshima, gerente de Mercado da Cebrace. No segundo caso, ele destaca a importância de se verificar se a tinta utilizada pela processadora poderá passar por processo de têmpera ou não.

Cada tipo de fornecimento traz vantagens específicas. Fábio Reis, da Guardian, explica que o processo de pintura dos vidros feito nas chapas proporciona maior fidelidade e uniformidade nas cores. Outros benefícios incluem a tranquilidade de se encontrar a cor do produto em eventuais necessidades de reposição ou ampliação dos espaços em que serão instalados. Viviane, da Vivix, acrescenta que as dimensões maiores facilitam a aplicação de revestimentos sem emendas.

“Já nas peças pintadas sob medida, as sobras são mais aproveitadas e o estoque fica mais fácil de controlar”, ressalta Vitor Maione, da Color Vidros. “Outro atrativo é que o processador pode oferecer ao consumidor o vidro na cor e nas dimensões que desejar, sem limites de tonalidade ou espessura.”. Edmilson Flávio Alves, CEO da Alfa Vidros, acrescenta: “Quando se otimiza o corte em uma chapa incolor para posterior pintura, o aproveitamento é maior, pois se pode pintar várias cores na mesma chapa de vidro. Também não podemos deixar de destacar que, ao individualizar as cores para nossos clientes, eles se tornam mais competitivos no mercado, tendo exclusividade naquele padrão, sem ficar restritos às opções de cores das chapas pintadas nas usinas”.

para-sua-vidraçaria2

 

Pintura no extra clear
Faz alguma diferença se o vidro em que a pintura for aplicada for incolor ou extra clear? Segundo Ana De Lion, gerente de Produtos e Desenvolvimento de Mercado da AGC, sim. Diz ela: “A tonalidade da massa do vidro interfere muito porque é a base que receberá a pintura. Assim sendo, quanto mais claro o vidro, melhor será a fidelidade da peça à cor aplicada”. Para Ana, a borda do extra clear, por ser praticamente incolor (diferentemente da borda esverdeada do incolor tradicional), também contribui para ressaltar toda a beleza do produto e minimizar a interferência no resultado final.

para-sua-vidraçaria3

 

Vale citar que, como o custo do vidro extra clear é superior ao do incolor, o cliente pode não se interessar pelo uso se não estiver ciente da diferença que essa escolha pode ter sobre o aspecto visual do produto final. “Por isso, nunca mostramos aos clientes as cores sem estarem aplicadas na peça. Sempre definimos a paleta de cores de cada projeto com amostras de vidros, mesmo quando usado o extra clear”, comenta Evandro Castro, diretor-comercial e de Marketing da Laca108.

Preservando a qualidade
“O vidro colorido pode parecer ser um item simples de trabalhar, mas requer muito cuidado, conhecimento e atenção em todos os processos”, alerta Vitor Maione, da Color Vidros. Tudo começa ainda no primeiro atendimento ao cliente: é necessário que o vidraceiro extraia o máximo de informações para então avaliar e sugerir a melhor opção para o projeto.

Rafael Matoshima, da Cebrace, lista alguns cuidados fundamentais em relação ao armazenamento, manuseio e transporte de peças pintadas:

– Elas devem ser estocadas em local seco, livre de qualquer umidade, preferencialmente longe de áreas abertas do armazém;

– É importante evitar estocar esses produtos por um longo período, e sempre se utilizar o sistema FIFO (“first in, first out” – ou seja, o primeiro material a entrar em estoque também deve ser o primeiro a sair), de modo que o vidro não fique por muito tempo estocado, o que pode levar ao surgimento de manchas;

– Para o manuseio e transporte de vidros pintados, seguir as boas práticas indicadas na norma ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações.

Viviane Moscoso adiciona outras orientações:

– Utilizar separadores entre os vidros pintados, visando a evitar o contato direto entre a face pintada de uma peça e a face sem pintura de outra – os separadores mais indicados são espuma de polietileno ou papel com pH neutro;

– Ao serem transportadas, as peças devem ser embaladas em plástico-bolha e, no interior das embalagens, sugere-se colocar sachês de produtos dessecantes, como sílica em gel.

para-sua-vidraçaria4

 

Na hora da instalação
Um dos pontos fundamentais para evitar danos é a escolha do adesivo para fixação. “O silicone indicado para colar o vidro pintado é o neutro, pois não libera nenhum composto químico durante a secagem, nem tem solventes ou aditivos em sua fórmula”, orienta Edmilson Alves, da Alfa Vidros. “Já o silicone acético possui fungicida, que libera ácido acético durante a secagem, o qual pode reagir com a tinta e danificar a pintura.”

Evandro Castro, da Laca108, aconselha também a verificar, antes da instalação, se o produto será aplicado próximo de locais quentes, como fogões ou churrasqueiras: nesse caso, o vidro pintado precisa ser temperado.

Atualmente, não há uma norma referente a vidro pintado. Por esse motivo, a recomendação é utilizar como referência a ABNT NBR 15198 — Espelho de prata – Beneficiamento e instalação. Viviane Moscoso lista algumas dessas orientações:

– A superfície na qual a peça será colada deve ter resistência suficiente para suportar o vidro;

– Antes da fixação, é necessário que tanto o substrato (área em que o produto será aplicado) como o lado do vidro no qual o adesivo será aplicado estejam limpos, secos e nivelados;

– A instalação não deve ser feita sobre paredes de concreto ou reboco frescas – recomendam-se, no mínimo, duas semanas de cura da superfície;

– Matoshima, da Cebrace, acrescenta que, assim como em espelhos, é preciso manter o distanciamento de 3 mm entre o vidro pintado e a parede, garantindo o escoamento da umidade. Isso pode ser feito com calços de apoio e espaçadores ou com fita dupla face de 3 mm, isenta de solventes orgânicos;

– Para fazer a limpeza após a instalação, Ana De Lion, da AGC, alerta: “Não se deve utilizar esponjas ou produtos abrasivos nas superfícies desses vidros. Além disso, é necessário evitar o uso de produtos ácidos ou alcalinos, pois estes podem atacar a tinta dos produtos”.

 

Soluções no mercado

NAS PROCESSADORAS

A Alfa Vidros não trabalha com cores padrão. “O que oferecemos para nossos clientes são cores individualizadas, de forma exclusiva. Temos um laboratório de desenvolvimento de cores sólidas e metalizadas”, conta Edmilson Alves.

para-sua-vidraçaria5

 

Destaque: peças com cores metalizadas, cuja procura teve crescimento muito grande na Alfa Vidros nos últimos anos.

A Color Vidros possui uma paleta selecionada com 36 cores padronizadas, as tonalidades de maior saída do mercado – mas não se limita a elas: “Fora essa paleta, é possível reproduzir qualquer referência de cor para o vidro, bastando informar o código do fabricante da cor – por exemplo, Coral, Suvinil e Pantone, entre outras”, afirma Vitor Maione. A empresa oferece ainda a possibilidade de identificar códigos de cores que ela e o cliente não reconhecerem por meio da tecnologia Capsure Color Vidros.

Destaque: este ano, a Color Vidros lançou duas estampas, a Aço Corten, que reproduz o aspecto visual do metal de mesmo nome, e a Fino Traço, aplicada com a aparência de traços finos e delicados (saiba mais sobre essas novidades clicando aqui).

 

 

para-sua-vidraçaria6

Atualmente, a Laca108 conta com um catálogo com mais de 40 cores desenvolvidas para serem aplicadas no vidro incolor. Além dele, a empresa sempre abre a possibilidade de desenvolver a cor especificamente para a necessidade cada cliente, tanto com base no vidro incolor como no extra clear. “Sempre definimos a cor do ano seguindo as tendências de decoração, e os clientes também podem personalizá-la com a tonalidade que quiserem, mais clara ou mais escura”, detalha Evandro Castro.

Destaque: A empresa também produz e comercializa sistemas de portas e divisórias com seus vidros pintados.

- SAÍDAS DA FÁBRICA

para-sua-vidraçaria7LINHA LACOBEL
Fabricante: AGC
Opções de cores: branca, extrabranca, preta, off-white, moka, chocolate, cinza, preta starlight e chocolate starlight
Destaque: as cores especiais preta starlight e chocolate starlight trazem micropontos de brilho, os quais garantem uma superfície única e exclusiva

para-sua-vidraçaria8LINHA CEBRACE LAQUEADO
Fabricante: Cebrace
Opções de cores: branca, extrabranca e preta
Destaque: o Cebrace Laqueado Extrabranco é feito na massa do vidro extra clear fabricado pela empresa, com menos óxido de ferro, o que evita a interferência do tom esverdeado presente nos vidros comuns no aspecto visual da pintura
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
para-sua-vidraçaria9LINHA DECOCRISTAL
Fabricante: Guardian
Opções de cores: branca, preta e off white
Destaque: a cor off white foi lançada no começo deste ano, com tonalidade bege neutra, acompanhando as tendências observadas no mercado de decoração de interiores e da indústria moveleira

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

para-sua-vidraçaria10LINHA VIVIX DECORA
Fabricante: Vivix
Opções de cores: branca, preta e nude
Destaque: a cor nude, lançada em 2020, oferece um tom mais neutro para conferir equilíbrio, suavidade e harmonia, até quando usada ao lado de cores mais fortes ou mais discretas
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este texto foi originalmente publicado na edição 588 (dezembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters