Vidroplano
Vidroplano

Abravidro empossa diretoria para 2023-2026

05/06/2023 - 11h31

A nova diretoria-executiva da Abravidro, eleita no dia 27 de abril, foi empossada em cerimônia realizada na noite de 19 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. Diversos profissionais prestigiariam o evento — associados da entidade, executivos das usinas de base e de empresas de diversos elos da cadeia vidreira, presidentes das associações vidreiras regionais afiliadas à Abravidro e representantes de outras entidades, como a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (Abraesp), Associação Brasileira de Indústrias de Esquadrias (Abie), Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis, Componentes e Esquadrias de PVC (Aspec-PVC) e Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp), entre outras.

Após seis anos e dois mandatos consecutivos sob a liderança de José Domingos Seixas (confira a entrevista com ele clicando aqui), Rafael Ribeiro, diretor da processadora gaúcha Vidrobox e presidente do Sindividros-RS, foi eleito novo presidente da entidade. O mandato da nova gestão da Abravidro começará oficialmente em 1º de junho de 2023 e terminará no dia 31 de maio de 2026. Durante a cerimônia de posse, Domingos refletiu sobre a intensidade de ter estado à frente da Abravidro durante os últimos seis anos, enquanto Ribeiro abordou seus planos para a associação ao longo do próximo triênio.

Jornada intensa

Em seu discurso de despedida como presidente da Abravidro – ele permanece na diretoria-executiva da associação como conselheiro fiscal –, José Domingos Seixas comentou que assumir a presidência da entidade foi um grande desafio na sua vida pessoal e profissional. “Foi uma jornada intensa de muito trabalho, muito aprendizado e muitos bons resultados colhidos pela Abravidro e pelo mercado vidreiro; eu me sinto realizado por ter contribuído com o desenvolvimento do nosso setor”, afirmou.

Domingos agradeceu à sua família, membros da diretoria-executiva da Abravidro, entidades vidreiras regionais e empresas de todos os elos da cadeia vidreira, entre outras figuras do setor, pelo apoio recebido. “Quero fazer também um agradecimento especial à equipe da Abravidro, um time dedicado, experiente e comprometido com a excelência na prestação de serviços aos nossos mais de 200 associados e também no desenvolvimento do mercado vidreiro brasileiro”, ressaltou.

2

Esses foram seis anos intensos para a Abravidro, declarou Domingos. “O associativismo é a ferramenta que está ao nosso alcance para melhorar essa realidade: é quando nos juntamos para pensar no bem e na evolução do nosso mercado, e não apenas das nossas empresas, que conseguimos evoluir”, alertou Domingos. “Por isso, deixo aqui meu recado: valorizem o associativismo, as entidades que trabalham arduamente para fazer o melhor pelo nosso mercado; participem, se engajem; se envolvam”, concluiu, agradecendo a Rafael Ribeiro por ter aceitado seu convite para concorrer à presidência da Abravidro e oferecendo seu apoio a Ribeiro e à Abravidro sempre que precisarem.

Após seu discurso, Domingos recebeu o livro Vencendo desafios, produzido em sua homenagem, reunindo os editoriais escritos por ele para O Vidroplano nos últimos seis anos e uma retrospectiva dos principais acontecimentos no setor durante esse período. A publicação foi entregue por Iara Bentes, editora da revista e superintendente da Abravidro.

Equilíbrio, respeito e comprometimento

Rafael Ribeiro iniciou seu discurso agradecendo pela presença de todos, o que considerou demonstrar a importância que a Abravidro tem em nosso setor. “Nossa entidade, fundada em 29 de maio de 1990, teve uma trajetória de crescente atuação e representatividade, sempre posicionando-se em temas delicados de regulação do mercado e trabalhando fortemente no crescimento do consumo do vidro no Brasil”, enfatizou, citando os presidentes que a Abravidro teve desde seu início – incluindo seu pai, Gilberto Ribeiro – e a contribuição de todos eles para a evolução da associação.

4

“Assumo hoje o desafio de dar prosseguimento a essa evolução obtida por meus antecessores, e inicio essa tarefa prometendo, desde já, três coisas: equilíbrio, para ponderar todos os argumentos e agentes envolvidos em qualquer decisão; respeito à Abravidro, aos associados, às demais entidades do setor e a todos os elos da cadeia vidreira; e comprometimento com essa responsabilidade assumida até o final do mandato”, afirmou Ribeiro, que, além da presidência da Abravidro, também permanecerá simultaneamente como presidente do Sindividros-RS.

O novo gestor da Abravidro pontuou que dependem dos agentes do nosso setor – usinas, distribuidores e processadores – a harmonia de atuação de cada um na sua faixa de mercado, o respeito às normas e a ética na comercialização. Ele agradeceu pelo apoio de sua família, frisando a importância e a trajetória de Gilberto Ribeiro no mercado vidreiro – “Obrigado pela minha formação, pelos conselhos, pela ajuda, pela cobrança em não errar; espero te orgulhar”, disse –, e concluiu incentivando os sucessores de empresas do setor a participar do associativismo: “Não adianta ficar de fora só reclamando; é no âmbito associativo que devemos expor nossas opiniões e debater os assuntos, para buscar soluções. Sem a sua parcela de dedicação a uma renovação, a uma causa maior, isso não vai acontecer”.

6

Os membros da atual diretoria, cujo mandato termina no dia 31 de maio, receberam das mãos de Domingos uma peça de cristal personalizada como homenagem – ele, por sua vez, a recebeu das mãos de Rafael Ribeiro. Após a assinatura do termo de posse pela diretoria eleita, foi feito o descerramento virtual das fotos dos presidentes Alexandre Pestana e José Domingos Seixas para a Galeria de Presidentes da Abravidro, cuja versão física está instalada na sede da associação, em São Paulo.

Diretoria-executiva para o triênio 2023-2026

Presidente

Rafael Gustavo A. Ribeiro

Primeiro-vice-presidente

Emerson Arcênio

Segundo-vice-presidente

Maurício Silva Ribeiro

Terceiro-vice-presidente

Victor Villas Casaca

Conselheiros fiscais

Arisson Rodrigues Ferreira

José Domingos Seixas

Sandro Henrique Rensi

Conselheiros fiscais suplentes

Luiz Carlos Mossin

Rodolfo Garcia

Samir Cardoso

Diretores-tesoureiros

Alfredo dos Anjos Martins

Marcus Aurelius de A. Pezotti

Diretores

Adiney Jaime de Oliveira

Alexandre Pestana da Silva

Antônio Skardanas

Edgar Nunes Pereira Junior

Leonir Nicaretta

Rafael Nandi da Motta

Ricardo de Oliveira

Rogério Eduardo Ferreira de Oliveira

Vinícius Moreira Silveira

Walter Luiz Araújo Guarino

Gestor do ABNT/CB-37

Alexandre Pestana da Silva

Este texto foi originalmente publicado na edição 605 (maio de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Créditos das fotos: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters