Na tarde desta terça-feira (18), a Abravidro realizou o workshop online e gratuito Fim da ST para vidros em SP: o que sua empresa precisa saber para atuar em 2026. A atividade, conduzida pelo advogado Halim José Abud Neto, assessor jurídico da Abravidro, foi exclusiva para os associados da entidade. O objetivo foi explicar a exclusão dos vidros planos do regime da Substituição Tributária (ST) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado de São Paulo a partir de 1º de janeiro de 2026.
Halim reforçou que a saída da ST é uma vitória para o setor: o pleito pela exclusão do vidro do regime foi apresentado à Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado (Sefaz-SP) pela Abravidro, Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de São Paulo (Sinbevidros-SP) e Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro). “A ST foi oportuna por um momento – e, inclusive, existem setores que querem seguir nesse regime. No entanto, perdeu o sentido para o segmento vidreiro”, comentou Halim. “Com a saída da ST, a princípio, o impacto da Reforma Tributária para as empresas será menor.”
Mais informações sobre o fim da ST para vidros em São Paulo você poderá conferir na edição de dezembro de O Vidroplano. E fique ligado: em breve, a Abravidro vai anunciar as datas de mais dois workshops exclusivos para associados:
- Reforma Tributária na prática: o que começa a vigorar em 2026
- NR-01 na prática: como atender às exigências da norma







