Vidroplano
Vidroplano

Brasileiros visitam a China Glass 2019

19/06/2019 - 11h50

A 30ª edição da China Glass, uma das maiores e mais importantes feiras vidreiras do mundo, foi realizada em Pequim, de 22 a 25 de maio, no centro de eventos New China International Exhibition Center (NCIEC). Os números do evento impressionam: ele ocupou uma área de 106.800 m² e reuniu mais de novecentas empresas de cerca de trinta países — incluindo Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, entre outras nações.

Apesar da distância física em relação ao Brasil, é tradição a ida de profissionais do nosso país para conhecer as soluções desenvolvidas por empresas renomadas e novos players. A seguir, veja impressões sobre a mostra.

Tecnologia de ponta
Quem passou por essa edição da China Glass saiu satisfeito com o que viu. “A feira a cada ano mostra estar evoluindo na opção de produtos oferecidos, com participação cada vez maior de expositores de outros países”, avalia Valcione Bertoli, gerente da processadora catarinense Rohden Vidros, empresa que visita o evento desde 2010.

Segundo Valcione, houve um aumento perceptível de brasileiros na feira pela primeira vez. Um deles é Lucas Bremm, diretor-comercial da paranaense MaryArt e vice-presidente da Adivipar-PR. “Tivemos a nítida impressão de que, hoje, a China não chama atenção apenas pelo custo baixo de produtos, mas sim pela confiabilidade de máquinas inteligentes, preparadas para trabalho com produtos especiais, como vidros low-e”, destaca Bremm.

vp_internacional1

Soluções para automação também foram apreciadas por Emerson Arcenio, diretor-industrial da Vidrolar e primeiro-vice-presidente da Abravidro. “A tecnologia se faz presente em várias aplicações, de robôs a sistemas de alimentação de máquinas”, comenta.

Anúncios e negócios pelos pavilhões
Do lado de alguns expositores com atuação no Brasil, a feira também foi bastante positiva. A italiana Bottero aproveitou o espaço para apresentar sua nova identidade visual, enfatizando sua natureza dual (a multinacional atua tanto no mercado de vidro plano como no de vidro oco). Por sua vez, a espanhola Turomas teve suas expectativas superadas: o primeiro dia de feira, sozinho, registrou um aumento de, aproximadamente, 20% de visitas ao seu estande em comparação com o contabilizado na edição de 2015 inteira.

O grupo norte-americano Ferro, proprietário da empresa Dip-Tech, celebrou seus cem anos de existência na feira, além de apresentar soluções para os mercados arquitetônico (como novas tintas metalizadas) e automotivo. A italiana Intermac levou ao evento maquinários para processamento que incluem conceitos da Indústria 4.0. Além dela, 27 empresas do “país da bota” ocuparam o espaço de mais de mil m² dedicado à Associação Italiana de Fornecedores de Máquinas, Acessórios e Produtos Especiais para o Processamento de Vidro (Gimav), incluindo CMS, Fenzi, Forel, Keraglass e Schiatti Angelo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 558 (junho de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters