Tabela Que Vidro Usar

Competitividade nas pequenas empresas

Os pequenos empresários precisam identificar seus verdadeiros adversários no mercado
Para o seu negócioreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Competitividade nas pequenas empresas

Escrito por Julio Cesar Santos

Você conhece os seus concorrentes? Eles são, muitas vezes, algo mais conceitual que a empresa do seu bairro que vende os mesmos produtos. Por exemplo, qual a concorrência de um piloto de Fórmula 1? Os demais membros do grid de largada ou o cronômetro?

No mundo moderno, em que a competitividade é abundante, faz-se necessário que os pequenos empresários identifiquem os verdadeiros adversários no mercado.

A importância de olhar para si mesmo
A maior adversária de uma organização talvez seja ela mesma, graças a erros na execução de pedidos e não cumprimento de prazos. Os concorrentes, ao contrário, mais ajudam que atrapalham, pois são os responsáveis por forçar as empresas a inovar e a crescer.

O fator cliente
Na economia moderna, o cliente é o rei. Por isso, é possível afirmar que os consumidores apaixonados ou rancorosos são oponentes das empresas, pois podem construir ou destruir a imagem delas e de seus produtos. Sendo assim, com a competitividade avassaladora entre as organizações (sejam de pequeno, médio ou grande porte), mais do que nunca é necessário apostar no associativismo, para que empresas busquem juntas benefícios para seu setor.

Continue a leitura após a publicidade

Competição globalizada
Numa economia globalizada, na qual o mundo empresarial está baseado na inovação constante, os adversários são inusitados. As telecomunicações concorrem com as passagens aéreas, a televisão com o varejo e os computadores com os despachantes. Portanto, deve-se ficar atento a outros setores que podem roubar seus clientes.

Em resumo, hoje vivenciamos o momento da “gestão compartilhada” entre aqueles que antes eram inimigos nos negócios. O melhor exemplo disso são as redes de compras formadas por pequenos supermercados, farmácias ou padarias. Diante disso, empresários precisam entender que é preciso se unir a fim de poder competir com o mundo todo — esse, sim, o maior concorrente de qualquer negócio.

Julio-Cesar-S-SantosJulio Cesar Santos
Possui MBA em marketing no mercado globalizado e complementação pedagógica, é consultor, palestrante, articulista e escritor de livros sobre gestão, como Estratégia: o jogo nas empresas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Leia também:

Como fazer o balanço de fim de ano

Como fazer o balanço de fim de ano

21/12/2021
Para o seu negócio
Lucratividade ou rentabilidade?

Lucratividade ou rentabilidade?

22/11/2021
Para o seu negócio
O que é engenharia de resiliência

O que é engenharia de resiliência

20/10/2021
Para o seu negócio