Vidroplano
Vidroplano

Conheça as regras da norma para envidraçamento de sacadas

19/08/2019 - 13h58

A norma NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio define esse produto como um sistema “composto por painéis deslizantes, pivotantes e/ou fixos de vidro de segurança, que tem como objetivo possibilitar a proteção parcial contra intempéries de uma sacada ou varanda”. Como visto na seção “Para sua vidraçaria”, ele é um dos tipos de aplicação mais populares com nosso material e requer cuidados especiais em sua especificação e instalação (veja mais clicando aqui). Para isso, é preciso seguir atentamente as orientações presentes nessa norma, publicada pela ABNT em 2014.

Tipos de vidro permitidos
– Laminado
– Temperado

O vidro utilizado deve atender os valores de pressão de vento da região do País em que será instalado, além das características da edificação, de forma que seja aprovado nos ensaios estabelecidos pela norma.

Atenção ao peso do sistema
Todo projeto de envidraçamento de sacadas deve sempre considerar:

– O cálculo estrutural do prédio;
– A carga extra na área de recolhimento dos painéis quando o sistema está aberto (ela é um ponto crítico);
– As cargas adicionais que a sacada suportará depois de fechada (como a colocação de móveis nela).

Para edifícios em que o sistema será instalado em múltiplos apartamentos, após fazer as avaliações com relação ao acréscimo do peso do sistema sobre a edificação, é necessário ainda multiplicar o resultado pelo número de unidades a serem construídas em todo o prédio, para saber a carga extra total que a estrutura terá de suportar.

Pressão de vento
A NBR 16259 contém um requisito sobre a resistência do sistema às cargas de vento. Para isso, o projeto e a instalação devem sempre considerar:

– A região do Brasil em que está localizada a obra;
– A quantidade de pavimentos ou altura do prédio.

Com esses dados, é possível calcular a força realizada pelo vento para a especificação do sistema na obra. A variação nessa pressão determina, por exemplo, a espessura do vidro, o tipo do perfil e a forma de ancoragem do sistema à edificação.

Ensaios
Antes de ser instalado, o sistema completo para o envidraçamento de sacada, incluindo os vidros, precisa ser ensaiado em laboratório e aprovado nos seguintes requisitos:

– Comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento;
– Impacto de corpo mole;
– Resistência às cargas uniformemente distribuídas para simular a ação do vento;
– Resistência à corrosão.

 

Se já houver guarda-corpos na sacada, posso fazer o envidraçamento sobre ele?
Pode! Nesse caso, há duas diferenças em relação ao envidraçamento convencional (do piso ao teto), para as quais o instalador precisa estar atento:

– Quando um sistema de envidraçamento de sacadas for instalado sobre guarda-corpos, o fabricante desse sistema assume a responsabilidade da conformidade dos guarda-corpos existentes em relação à norma NBR 14718 — Guarda-corpos para edificações;
O conjunto deve atender todos os requisitos da NBR 16259 e o ensaio de resistência a cargas uniformemente distribuídas deve ser realizado no sistema completo formado pelo envidraçamento e guarda-corpos.

Vale observar que, conforme indicado na norma (página 3, item 3.11), o envidraçamento de sacada não exerce as funções de guarda-corpos ou de estanquidade (isto é, bloqueio da passagem de ar ou água), sendo unicamente um sistema auxiliar do fechamento do vão.

 

Como saber mais sobre as normas para vidros?
A Abravidro sedia o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB37) e está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer as informações corretas sobre as determinações das normas técnicas para o uso do nosso material:

Telefone: (11) 3873-9908
E-mail: cb37@abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 560 (agosto de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters