Vidroplano
Vidroplano

Conheça mais sobre a laminação de espelhos

21/06/2023 - 19h05

Como bem mostra o Panorama Abravidro 2023, a produção de laminados segue crescente nos últimos anos, o que revela o quanto esse vidro de valor agregado faz cada vez mais parte do dia a dia das pessoas. Por isso mesmo, é normal passar a ver outras soluções com esse tipo de material sendo utilizadas com maior frequência – e uma delas é o laminado com espelhos, item capaz de incrementar diferentes projetos. Não à toa, é solução buscada por arquitetos e designers de interiores para inovar com segurança e sofisticação.

A seguir, conheça mais detalhes sobre a utilização do produto e o que definem as normas para sua eficiente aplicação.

Material a ser explorado
Segundo as fontes consultadas por nossa reportagem, a versatilidade estética desse material explica a razão de seu uso crescer no País nos últimos tempos. Ao que tudo indica, tanto os profissionais da arquitetura como os especialistas do ramo do design de interiores têm tratado o laminado com espelho como peça importante não só para a modernização, como também para a sofisticação de ambientes cuja segurança é fator essencial para as pessoas que por ali circulam. “Receber pedidos para produzir laminados com espelhos vem se tornando cada vez mais comum, justamente por serem um recurso que vai além do mero apelo decorativo”, revela César Pereira, gerente de Produção da Divinal Vidros.

Para Vinicius Moreira Silveira, diretor-executivo e financeiro da PV Beneficiadora, essa é uma solução de segurança que não demorará para se consolidar. “Nossa empresa está recebendo várias consultas sobre espelho laminado, muitas delas vindas de profissionais do setor de esquadrias e de vidraceiros, a pedido dos próprios arquitetos”, salienta.

Reflexos no mercado
E a atenção a esse produto não surge por acaso: sua versatilidade garante a pluralidade em seu uso. Na prática, temos um item capaz de promover a integração de ambientes sem abrir mão da segurança em prol da estética. Isso porque um espelho monolítico comum quebra de forma semelhante ao float, em cacos grandes que podem gerar acidentes; no entanto, o espelho laminado se comporta exatamente igual ao laminado comum: seus estilhaços ficam presos ao interlayer, permitindo que a peça seja trocada sem perigo às pessoas ao redor.

Crédito: Divulgação Divinal Vidros

Crédito: Divulgação Divinal Vidros

 

Confira onde e como estão sendo feitas essas aplicações:

  • Construção civil: o laminado com espelho é comumente usado para criar efeitos visuais diferenciados, graças à presença de uma superfície refletiva. Ele pode ser aplicado em revestimentos de paredes, portas ou divisórias de residências e ambientes comerciais, como lojas, restaurantes e hotéis;
  • Elevadores: a norma da ABNT para elevadores (prepare-se para seu nome extenso: ABNT NBR NM 313 – Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação – Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência) exige a presença de laminados de segurança nessas estruturas. Por isso, em caso de uso de espelhos, ele deve ser instalado no formato laminado;
  • Setor moveleiro: para esse segmento, o laminado com espelho é utilizado para criar móveis com apelo estético, proporcionando reflexão e segurança aos ambientes. Pode ser aplicado em portas de armários, tampos de mesa e em outros elementos do mobiliário. O uso desse item nos móveis, assim como na construção civil, ajuda a ampliar visualmente o espaço – além de adicionar elementos de brilho e reflexão (veja mais tendências no uso de vidros em móveis em nossa reportagem de capa, clicando aqui);
  • Decoração de interiores: aqui o produto pode ser aplicado em painéis decorativos, revestimentos de colunas, molduras e até mesmo, dependendo da especificidade, em detalhes de objetos decorativos. A capacidade do espelho laminado de refletir a luz e oferecer segurança em caso de quebra é aproveitada para criar ambientes mais seguros, espaçosos e modernos.

Processo familiar
Segundo Pereira, da Divinal Vidros, o processo de laminação com espelhos é praticamente igual ao da laminação com qualquer float convencional. “Não há diferenças significativas no procedimento, pois ambos envolvem a montagem de camadas de vidro com interlayer, geralmente o polivinil butiral (PVB), seguido da aplicação de pressão e calor para unir as camadas”, explica. Em relação à pintura no verso dos espelhos, responsável por proteger a camada de prata dessas peças, também não é necessário nenhum cuidado especial – deve-se, sim, prestar atenção se não existem riscos ou defeitos de fábrica, o que pode interferir no aspecto visual.

Um espelho laminado normalmente é formado de:

  • Espelho + interlayer + float;
  • Porém, pode ser laminado com as duas faces espelhadas (espelho + interlayer + espelho). Nessa opção, é preciso se atentar ao alerta de Douglas Alves, representante técnico da Eastman: “Os interlayers são formulados de acordo com a composição química do vidro. Como a composição das tintas do verso do espelho varia dependendo da fabricante, pode ser que algumas não sejam compatíveis com o interlayer escolhido”. Por isso, testes devem ser realizados para avaliar a compatibilidade entre os materiais.

É possível ainda oferecer cores à solução, com uso de interlayers coloridos ou mesmo vidros coloridos na massa.

O que dizem as normas?
Veja algumas das normas técnicas relevantes para o tema:

  • ABNT NBR 14697 — Vidro laminado: estabelece os requisitos de processamento de vidros laminados e laminados de segurança, independentemente dos materiais usados na sua composição, como espelhos ou outro tipo de vidro. Ela é responsável por definir os critérios de qualidade, resistência a impactos, segurança e outros aspectos relevantes para o produto, tendo sido recentemente revisada (veja mais informações na seção “Por dentro das normas”, clicando aqui);

 

  • ABNT NBR 7199 — Projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil: principal norma sobre vidros no País, determina os critérios para o uso do vidro e espelhos na construção civil, como especificações técnicas, requisitos de segurança e recomendações de instalação (folgas, calços etc.). Importante: a ABNT NBR 7199 não aborda a aplicação do espelho laminado de forma direta. O espelho laminado é uma opção para o especificador quando o vidro laminado de segurança é exigido para a aplicação e o cliente também deseja os efeitos estéticos que o espelho oferece.
Crédito: Summit One Vanderbilt

Crédito: Summit One Vanderbilt

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 606 (junho de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Dariusz Jarzabek/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters