Com a recente revisão da principal norma do setor, a ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos, é necessário fazer o novo texto desse documento chegar ao máximo de profissionais vidreiros. Para isso, a Abravidro atualizou a tabela Que vidro usar?, elaborada pela entidade como material de apoio para a campanha #TamoJuntoVidraceiro. Embora a ABNT NBR 7199 esteja disponível gratuitamente a todo o mercado, a tabela continua sendo uma ferramenta prática para o dia a dia dos profissionais vidreiros, permitindo consultar, de forma rápida e didática, quais tipos de vidro são permitidos para os diferentes tipos de aplicações nas obras.
Ao longo do tempo, diversas empresas incorporaram a Que vidro usar? às suas rotinas de trabalho – e esse movimento deve se fortalecer agora, com a versão que inclui o conteúdo atualizado da ABNT NBR 7199 no ar. A seguir, saiba como essas companhias usam a tabela e de que forma ela tem contribuído para as atividades do dia a dia.

(Foto: Divulgação Pestana Vidros)
Facilidade para identificar o vidro certo
A Pestana Vidros, de Belo Horizonte, é uma das processadoras que adotaram a tabela Que vidro usar?. “Sempre fomos incentivadores do crescimento do mercado vidreiro e, ao ver a tabela quando foi lançada, vibramos com a ampliação do conhecimento das normas da ABNT referentes à aplicação do vidro correto”, conta Crislene Soares, gerente de Marketing da empresa. Na ocasião, a Pestana Vidros chegou a distribuir cópias impressas e observou a aceitação do material por parte dos profissionais. “A leitura que fiz é que era exatamente o que eles precisavam naquele momento: um material com linguagem fácil e aplicável. Não tivemos dúvidas de que essa tabela faria parte do dia a dia dos vidraceiros, e seremos sempre incentivadores do seu uso”, comemora Crislene.
Augusto de Oliveira, gerente da Vitral Vidros Planos – que conta com unidades em Brasília, Goiânia e Uberlândia (MG) –, explica que a empresa está sempre atenta às normas técnicas e buscando treinar constantemente suas equipes comerciais, bem como estender esse treinamento e levar orientação aos clientes e parceiros. “Nesse sentido, entendemos que a Que vidro usar? é uma ferramenta fantástica que veio somar para direcionar processadores, vidraceiros, engenheiros e demais profissionais da construção, permitindo compreender as regras para aplicações de forma mais simples e prática – e isso também facilita a argumentação do nosso segmento junto aos clientes finais”, testemunha.
A facilidade de compreensão do conteúdo da tabela também é destacada por Sandro Henrique Rensi, diretor da Steinglass, de São José (SC). “Isso faz toda diferença para quem não tem costume de pesquisar as orientações presentes nas normas técnicas, pois a interpretação do texto delas é muitas vezes complicado”, aponta.

(Fotos: Divulgação Steinglass)
Conhecimento compartilhado dentro e fora das empresas
A Steinglass imprimiu cópias da tabela e fez quadros com ela, os quais são levados para seus clientes. “Em cada reunião que vamos fazer para discutir detalhes de uma obra, presenteamos os arquitetos e engenheiros com a publicação. Além de levar conhecimento sobre o tema, mostramos como somos preocupados com as normas, e isso nos dá maior credibilidade”, comenta Sandro Rensi.
Na Pestana, a Que vidro usar? é utilizada em todos os treinamentos ministrados para as autorizadas Blindex e também em eventos para especificadores, como arquitetos e engenheiros. “Ao final dos treinamentos, disponibilizamos o arquivo em PDF para que todos o tenham em seus equipamentos eletrônicos. Além disso, anualmente incluímos a tabela como página principal dos cadernos que acompanham nossas autorizadas Blindex e parceiros”, informa Crislene.
Por sua vez, a Vitral Vidros Planos estampou a Que vidro usar? na contracapa dos cadernos e agendas utilizados por seus colaboradores e também naqueles distribuídos pela processadora a todos os clientes, sejam vidraceiros, serralheiros, engenheiros ou arquitetos. “Temos também versões maiores da tabela coladas em nosso salão de vendas”, acrescenta Augusto de Oliveira.

(Fotos: Divulgação Vitral Vidros Planos)
De olho nas novas regras
Como mencionado no início desta reportagem, a tabela recebeu o conteúdo atualizado da ABNT NBR 7199. Será que as empresas que usam esse material como referência estão acompanhando essas mudanças?
No caso da Vitral, Augusto de Oliveira conta que já está preparando novos cadernos e agendas com o arquivo digital da norma atualizada (ela também obteve exemplares impressos no estande da Abravidro na Glass South America 2025).
A Steinglass de igual modo prepara ações internas para levar à sua equipe as alterações da norma. Segundo Sandro Rensi, uma reunião já foi realizada com os departamentos técnico e comercial da empresa para conversar sobre cada item alterado. Ele acrescenta que o próximo passo será criar a mesma dinâmica para levar a Que vidro usar? a seus colaboradores e clientes, observando que a tabela cresceu de tamanho.
Crislene, por sua vez, informa que os treinamentos da Pestana já foram atualizados com a nova tabela, assim como o projeto dos cadernos para 2026. A processadora, inclusive, vem promovendo ações em suas redes sociais incentivando todos a baixar o arquivo atualizado. “Comunicar as normas vidreiras de forma simples e acessível garante que um número maior de profissionais coloque em prática o aprendizado”, frisa a gerente de Marketing.
Vale destacar que essas e outras iniciativas envolvendo a tabela Que vidro usar? mostram como as empresas vidreiras podem usá-la para promover a conformidade no nosso setor e também mostrar seu compromisso com as normas junto a suas equipes, clientes e parceiros. Se seu negócio ainda não incorporou esse material às suas atividades internas e externas, não perca a chance!
Foto de abertura: user8023429/Freepik.com e reprodução