Manusa - Banner Topo

Norma aponta quais os tipos de vidro permitidos em boxes de banheiro

NBR 14207 determina que podem ser usados vidros temperados (com ou sem película de segurança) ou laminados
Por dentro das normasreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Norma aponta quais os tipos de vidro permitidos em boxes de banheiro

Um dos produtos mais populares de nosso mercado, o boxe com vidro ajuda a remodelar a estética de um banheiro, permitindo abordagens inovadoras na decoração e arquitetura desse ambiente. Porém, nada disso vale se o vidro aplicado não for o correto segundo as normas técnicas vidreiras.

O documento que regulamenta esse sistema, a NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, é bem claro em relação ao que pode ser instalado para garantir o bem-estar de todos os usuários (seu próprio nome já indica as determinações). Para acabar com todas as dúvidas, confira quais os tipos permitidos pelo documento.

Temperado
O vidro passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido (a têmpera). Assim, torna-se até cinco vezes mais forte que o float comum. Além disso, ao quebrar, a peça é fragmentada em pedaços pequenos não pontiagudos, o que diminui a possibilidade de o usuário se cortar com os cacos.

Laminado
Basicamente um “sanduíche” de vidro, ele é composto por duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias (interlayers). Em caso de quebra, os cacos ficam presos nessa camada intermediária, evitando a formação de cacos que possam causar ferimentos.

Continue a leitura após a publicidade

Temperado com película de segurança
Os temperados de boxe (peças móveis e também as fixas) podem receber uma película de segurança. Porém, ela deve ser aplicada antes de sua instalação na estrutura. A fabricante da película deve garantir que, em caso de quebra, ela suporte pelo menos um movimento completo de abertura e fechamento da porta. Os fragmentos também devem permanecer presos à estrutura por, pelo menos, duas horas após a quebra.

Fique De Olho no Boxe!
O programa da Abravidro foi criado para apresentar informações didáticas sobre o produto, além de alertar sobre a importância da manutenção preventiva anual. No site da iniciativa (www.deolhonoboxe.com.br), é possível baixar materiais de apoio, como o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro, planilhas de checklist, cartazes para o vidraceiro colocar em seu negócio e muito mais.

Este texto foi originalmente publicado na edição 558 (junho de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.