Vidroplano
Vidroplano

Norma de laminados mais completa

21/09/2018 - 11h00

O Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) está promovendo as reuniões da comissão de estudos que trabalha na revisão da NBR 14697 — Vidro laminado. O objetivo desses encontros é atualizar a norma e incluir conteúdo inédito. Um dos focos do novo texto é em relação aos requisitos técnicos das peças feitas com temperados, tema não abordado na atual versão do documento.

Segurança e resistência mecânica
Os laminados temperados são indicados para sistemas fixados por ferragens ou que tenham o vidro com função estrutural. “Vem crescendo a aplicação dessa composição na construção civil”, explica Luiz Barbosa, coordenador da comissão de estudos e gerente técnico de Vendas da Vivix. “Faz-se necessário nos debruçarmos sobre o tema, no sentido de orientar os processadores sobre critérios para os quais os produtos devem atender, sendo ofertados no mercado dentro das condições ideais de segurança e qualidade.”

Houve consenso de que as tolerâncias dimensionais serão as mesmas dos laminados comuns, mas será inserido um novo requisito para deslocamentos de furos no uso autoportante (em fachadas ou guarda-corpos, por exemplo). Estuda-se ainda acrescentar informações sobre empenamento: esse efeito acontece nos temperados — inclusive, é citado na norma própria desse vidro — e também pode aparecer em laminados, por conta do próprio processo de laminação na autoclave ou até durante o armazenamento do produto.

Sequência do trabalho
Finalizada a discussão que define todos os requisitos dimensionais, serão debatidos os ensaios de qualidade, tema sempre complexo que envolve diversas variáveis. “Por isso, a participação dos processadores é fundamental. Só assim será possível criar uma norma abrangente, refletindo a realidade do mercado vidreiro”, explica Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro. O convite estende-se a laminadores com experiência nos vários tipos de interlayers.

Participe das reuniões!
Os encontros acontecem na sede da Abravidro, em São Paulo. Para participar, basta enviar e-mail para cb37@abnt.org.br confirmando a presença. Não está na cidade? Não tem problema! Profissionais de qualquer lugar do Brasil podem participar em tempo real pela Internet. Para isso, siga estes passos:

1- Envie e-mail para cb37@abnt.org.br dizendo que tem interesse em fazer parte das reuniões;
2- Aguarde o envio a você do link para acesso à ferramenta;
3- Tendo o link, faça o download da ferramenta e pronto!

Importante
Certifique-se de que seu computador tenha:

– Câmera
– Microfone
– Caixas de som
– Acesso à Internet de alta velocidade

Este texto foi originalmente publicado na edição 549 (setembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters