Cientistas da Universidade de Nanquim, na China, podem revolucionar para sempre a captação e o uso de energia fotovoltaica nas edificações. No fim de setembro, uma equipe de profissionais da instituição de ensino revelou à imprensa um protótipo funcional de um revestimento transparente que pode ser aplicado a qualquer janela, transformando a estrutura em um painel solar.
Com um nome complexo (“concentrador solar difrativo unidirecional e incolor”, mas que pode ser chamado pela sigla em inglês Cusc), o revestimento é feito de cristais líquidos colestéricos (CLCs), que direcionam fótons de luz solar para as laterais da janela, onde células fotovoltaicas instaladas ali os convertem em eletricidade – permitindo ainda a passagem de mais de 60% da luz visível.
“O design do Cusc é um passo à frente na integração da tecnologia solar às construções sem sacrificar a estética”, comenta o engenheiro óptico Wei Hu. “A solução representa uma estratégia prática para a redução de carbono e autossuficiência energética.” Agora é esperar para saber se essa invenção pode ser reproduzida em larga escala, levando energia sustentável a todo o mundo.
Foto: ZETHA_WORK/stock.adobe.com








