A edição de dezembro de O Vidroplano está no ar e pode ser lida aqui! Este mês, a revista traz um assunto urgente. Não é de hoje a crescente preocupação da indústria mundial com seu impacto no meio ambiente: empresas ao redor do globo, há tempos, tentam realizar seus processos de forma mais limpa. Com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), organizada no Brasil em novembro, o assunto ganha novamente os holofotes. Aproveitando a repercussão do evento, O Vidroplano traz um panorama sobre a sustentabilidade na cadeia vidreira, o papel da construção civil (o segmento que mais consome vidro) para o tema e como as indústrias se preparam para um futuro mais verde.
Comércio exterior: presença de vidros processados importados avança no mercado nacional
Nos últimos anos, ocorreu uma mudança no perfil dos vidros importados no Brasil. Agora não é só o float estrangeiro que entra no País: houve um aumento histórico da importação de vidros processados. No fim de novembro, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex), da Câmara de Comércio Exterior (Camex), decidiu aumentar a alíquota do Imposto de Importação do laminado – de 10,8% para 25%. Para analisar a situação, nossa reportagem especial mostra dados atualizados sobre as importações de nosso material, analisa a situação do temperado e traz a opinião de empresas que trabalham com laminado. Além disso, são indicados os cuidados que as processadoras que importam ou compram vidros importados devem ter em relação à conformidade técnica dos produtos.
Retrospectiva 2025: os fatos vidreiros mais importantes do ano
2025 foi cheio para nosso setor: celebração dos 35 anos da Abravidro, Glass South America, atualização da ABNT NBR 7199, revisão da norma dos temperados, lançamento da certificação para os laminados, feiras internacionais e muito mais.
Editorial de dezembro: “No apagar das luzes”
O presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro, comenta as expectativas para 2026 em relação ao mercado vidreiro: “Não será um ano qualquer: teremos eleição para presidente, governadores, deputados federais e senadores. Embora a gente só vá às urnas em outubro, as agendas públicas já estão muito pressionadas pela corrida eleitoral. Teremos também, nos meses de junho e julho, a Copa do Mundo, desta vez com mais times e, portanto, mais longa – o que, juntamente com os muitos feriados, trará impactos no número de dias trabalhados e na produtividade de nossas empresas”.
Normalização em alta em 2025: o trabalho do ABNT/CB-37
Este foi um ano de grandes realizações para o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37): duas das normas mais importantes do nosso setor tiveram suas atualizações publicadas. Além disso, a elaboração de novas normas vem sendo realizada e o órgão ainda participou de outras ações relacionadas à normalização, incluindo eventos para levar esse conhecimento adiante.
O maior do Brasil: conheça o edifício Yachthouse, em SC
O prédio mais alto do Brasil e da América Latina (com 294 m de altura) é formado por duas torres envidraçadas que, de tão chamativas, fazem o skyline de arranha-céus encontrado no Balneário Camboriú parecer formado por prédios pequeninos. A obra recebeu, pela categoria “Projeto que Emprega Vidros”, o Prêmio Abravidro Glass South America 2025.








