A edição de julho de O Vidroplano está no ar – você pode lê-la aqui. Este mês, a revista traz um especial sobre a atualização da principal norma técnica vidreira, a ABNT NBR 7199. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, no fim de junho, a emenda que atualiza o documento. O projeto – coordenado pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), órgão sediado na Abravidro – esteve em consulta nacional até o final de maio e teve como objetivo tornar o conteúdo da norma mais completo, reforçando ainda mais a segurança das aplicações com vidro, além de acompanhar a evolução recente do mercado. Para a reportagem de capa, conversamos com profissionais que atuaram no trabalho de atualização sobre a importância de repensar o documento, trazendo também explicações a respeito de suas principais alterações (com ilustrações para facilitar a visualização).
Entrevista: os bastidores do processo de atualização da ABNT NBR 7199
Luiz Barbosa, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Vivix e coordenador da comissão de estudos responsável pela atualização da norma, e Silvio Carvalho, gerente técnico da Abravidro, foram entrevistados por Iara Bentes, superintendente da Abravidro e editora de O Vidroplano, no VidroCast. Eles comentam como ocorreu o trabalho para atualizar o documento e esclarecem algumas mudanças realizadas.
Editorial do mês: “Vitória a celebrar, responsabilidade a cumprir!”
O presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro, analisa como a publicação da nova versão da ABNT NBR 7199 representa uma vitória para o setor: “Foram dois anos de reuniões da comissão de estudos para chegar ao novo texto, precedidos por um longo período de preparação, no qual a equipe técnica da Abravidro teve um papel fundamental, buscando referências internacionais, avaliando pontos que precisavam ser atualizados, organizando as demandas do mercado no que diz respeito à normalização e entendendo onde era possível avançar”.
Acidente no RS reforça importância de se aplicar vidro dentro das normas da ABNT
Uma tragédia envolvendo vidros mal especificados, ocorrida em março deste ano na cidade de Caxias do Sul (RS), serve como alerta a todo o setor vidreiro nacional: somos responsáveis pelo bem-estar dos usuários de nosso material. Seguir a conformidade técnica não deve ser uma escolha, mas, sim, obrigação – afinal, não tem como fugir das consequências, até mesmo jurídicas, de se trabalhar fora das normas da ABNT.
Relevos com potencial: conheça mais sobre o trabalho com vidros texturizados
Os texturizados (nova denominação dos vidros impressos, tipo de vidro conhecido como “fantasia” tempos atrás) são opções interessantes para o segmento de decoração e design de interiores – basta relembrar recentes mostras desses segmentos, como as últimas edições da Casa Cor São Paulo, para perceber que o produto se firmou como elemento de ambientes, incluindo os de alto padrão.
Conectando máquinas: os benefícios trazidos pelas linhas integradas para beneficiamento
As linhas integradas para processamento são uma boa forma de aumentar a produtividade, minimizar desperdícios e otimizar processos – mas é importante saber como projetá-las e montá-las de acordo com as especificidades da sua empresa. O Vidroplano ouviu fabricantes e comerciantes de máquinas para entender como são feitas a automação e a integração entre todas as partes dessas linhas.
O ápice do design: a presença de vidros e espelhos na Casa Cor BA e PR
Duas edições da principal mostra de decoração, design e arquitetura das Américas reforçam o papel de nosso material como elemento fundamental para os interiores modernos – sejam de residências ou ambientes corporativos. Na Bahia e no Paraná, os visitantes do evento podem conferir diversas soluções envidraçadas.