O Vidroplano de novembro revela como o vidro oferece conforto acústico às edificações

Edição da revista traz guia sobre o trabalho com acústica envolvendo nosso material
reportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
O Vidroplano de novembro revela como o vidro oferece conforto acústico às edificações

A edição de novembro de O Vidroplano está no ar – leia aqui. Este mês, a revista revela o papel do vidro para uma boa atenuação acústica. Barulho não apenas irrita quem precisa de silêncio: também é responsável por piorar a saúde das pessoas – ainda mais em cidades grandes cheias de trânsito e canteiros de obra. A boa notícia para nosso segmento é que o vidro é um elemento muito eficaz para barrar ruídos em edificações. Conheça como o material interage com a esquadria para alcançar melhores desempenhos nesse quesito, a importância das vedações em uma instalação e muito mais.

Arte com vista para a cidade: conheça a fachada envidraçada do Teatro B32, em SP
Para comprovar na prática o desempenho do vidro contra barulhos, a seção “Vidro em obra” traz um projeto exemplar. O Teatro B32, em São Paulo, tem seu palco localizado à frente de uma bela fachada envidraçada feita de laminados – que, por sua vez, está voltada para uma praça e uma via das mais movimentadas da cidade. O resultado não surpreende: controle acústico perfeito juntamente de uma bela vista da metrópole. O projeto é tão eficaz no que se propõe que foi eleito recentemente como a casa de apresentações com melhor acústica da cidade no prêmio O Melhor de São Paulo Teatro 2025, oferecido pelo Guia Folha, da Folha de S.Paulo.

Editorial de novembro: “Sinais”
O presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro, analisa o desempenho de nosso setor ao longo deste ano: “2025 não tem sido um ano fácil e, mesmo no último trimestre, período no qual a demanda pelo nosso material costuma aquecer, o cenário não é muito diferente: informalidade em alta, margens apertadas e, para piorar, a concorrência dos vidros processados importados”.

Pronto para as metas do ano que vem?
Como 2025 foi para sua empresa? Independentemente de qual for sua resposta, está na hora de pensar nas metas para 2026: se você pretende aumentar as vendas, expandir o alcance de seu negócio ou estar precavido para as oscilações do mercado, montar um planejamento estratégico anual bem-estruturado é um processo fundamental.

Continue a leitura após a publicidade

ABNT/CB-37 inicia emenda para norma de laminados
No começo de outubro, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos começou os trabalhos para a elaboração de uma emenda para a norma ABNT NBR 14697 — Vidro laminado. O objetivo é deixar o conteúdo do documento mais claro e completo para os ensaios do material.

Empresas brasileiras participam de GlassBuild America 2025
A principal feira vidreira dos Estados Unidos foi realizada de 4 a 6 de novembro na cidade de Orlando, Flórida. Este ano, o setor vidreiro brasileiro mostrou sua força por lá: duas empresas nacionais, Diamanfer e Dxmax, montaram estandes no pavilhão de exposições, apresentando ao público norte-americano suas soluções.

Entrevista: arquiteto Celso Rayol comenta de que forma o vidro pode revolucionar projetos
O fundador do escritório carioca Cité Arquitetura foi um dos convidados para participar do VidroCast no estúdio especial montado dentro da 16ª Glass South America. Ele também palestrou na Arena de Conteúdo da feira, onde falou sobre o momento aquecido do retrofit no Rio de Janeiro.

Leia na íntegra a edição de novembro de O Vidroplano

Publicidade