Vidroplano
Vidroplano


Certificação de vidros temperados: conheça o ensaio de choque mecânico

22/03/2018 - 18h54

Processador, seu vidro temperado é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)? Lembre-se que, com os consumidores cada vez mais atentos à questão da segurança do vidro, quem não tem produto certificado é passado para trás pela concorrência. Quer saber mais sobre como certificar a sua empresa e contratar a consultoria da Abravidro para passar pelo processo? Fale com o Ed Silva pelo e-mail esilva@abravidro.org.br ou ligue para (11) 3873-9908.

Para conquistar o selo, o vidro precisa ser submetido a uma série de ensaios e avaliações determinados pela norma NBR 14698 — Vidro temperado. Quais são os ensaios? Choques mecânico e térmico, fragmentação e classificação de segurança. Além disso, são avaliadas a planicidade, a dimensão e os defeitos visuais do vidro. Hoje, iremos falar sobre o choque mecânico. Como esse ensaio é feito?

– Nesse ensaio, o vidro é colocado sobre um suporte de madeira e uma esfera de, aproximadamente, 1 kg de aço maciço é lançada perpendicularmente bem no centro do corpo de prova
giphy-(21)

– A altura de que a esfera é solta depende da espessura do vidro — se for de 10 mm, por exemplo, o impacto será de uma altura de 1,20 m

– O vidro não pode quebrar. Caso quebre, ele está reprovado

Estamos abordando aqui no portal todos os ensaios para a certificação dos temperados.  Leia as reportagens que já foram publicadas:

Qual o desempenho correto da fragmentação do temperado?

Conheça o ensaio de choque térmico para a certificação de temperados

Mais detalhes sobre o assunto também estão disponíveis aqui.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters