Vidroplano
Vidroplano


Como fazer o envidraçamento de sacadas sobre guarda-corpos?

22/06/2017 - 09h33

A norma NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio, responsável por determinar os padrões de qualidade para os sistemas de envidraçamento de sacadas e o desempenho exigido deles, teve sua última revisão publicada pela ABNT em 2014.

Dentre os principais pontos abordados no texto, está o envidraçamento feito sobre guarda-corpos já existente na sacada. Que vidraceiro nunca se deparou com essa situação, não é mesmo? Nesse caso, há duas diferenças em relação ao envidraçamento “comum” (aquele que vai do piso ao teto), para as quais o instalador precisa estar atento:

1 – Ao especificar o projeto, além de instalar o envidraçamento de sacadas de acordo com a norma NBR 16259, também é preciso confirmar se o guarda-corpos já existente atende aos requisitos da norma NBR 14718 — Guarda-corpos para edificações.

2 – Quando um sistema de envidraçamento de sacadas é instalado sobre guarda-corpos, o fabricante desse sistema assume a total responsabilidade de conformar o guarda-corpos em relação às normas. Ou seja, se depois algo der errado, não adianta por a culpa no guarda-corpos! Por isso o ponto 1 é tão importante!

Conhecer as normas é fundamental para o uso do nosso material com qualidade e segurança. Por isso, consulte sempre as reportagens da seção “O que a norma diz?”:

O que a norma diz sobre peso em envidraçamentos de sacadas?

O que a norma diz sobre vidros em pisos, degraus, piscinas e aquários?

Proteção em foco: quais vidros usar para retardar ações de arrombamento?

Que tipo de vidro deve ser usado nos boxes de banheiro?

Envidraçamentos projetantes móveis: o que são e quais vidros usar?

Quais vidros usar em guarda-corpos? A norma mostra!

Qual vidro usar em portas, vitrinas e divisórias?

Vai instalar vidro em fachadas? Veja o que diz a norma!

Que vidros devem ser usados em coberturas e fachadas inclinadas?

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters