Vidroplano
Vidroplano


Dicas para aumentar a segurança do trabalhador vidreiro

30/04/2019 - 18h02

O Dia do Trabalho é celebrado anualmente em 1° de maio em todo o País. Como nós, da Abravidro, não podemos deixar a data passar em branco, selecionamos algumas dicas que podem ser do interesse do trabalhador vidreiro, tanto da área de processamento como da de vidraçaria. Acompanhe!

Instalação correta

Close-up, hand with a screwdriver tightens the fixing screw of the window limiter.

Uma das etapas mais importantes do dia a dia de um vidraceiro é a instalação do material. Por mais que pareça redundante, vale relembrar os cuidados gerais para esse trabalho. Uma reportagem publicada na revista O Vidroplano, da Abravidro, fala sobre a atenção que se deve ter nos diferentes estágios do trabalho: http://bit.ly/mandamentos-vidraceiros

Corte com segurança

Home_Corte_dicas

Profissionais de verdade cuidam-se durante o trabalho de corte e destaque dos vidros. Por isso, O Vidroplano já explicou quais são os equipamentos de proteção individual (EPIs) envolvidos na etapa e os procedimentos adequados, além de elencar os principais erros cometidos e como evitá-los: http://bit.ly/instalacao-do-vidro (Pág. 17)

Lapidação manual

lapidacao

Feita nas bordas do vidro, trata-se de uma operação segura quando respeitadas todas as recomendações. No entanto, todo cuidado é pouco. Para ajudar a identificar os riscos no processo e saber como evitá-los, veja o passo a passo da atividade: http://bit.ly/lapidacao (Pág.37)

Atenção com a têmpera

asdasdad

A têmpera tem como objetivo garantir mais resistência mecânica e térmica ao vidro. Assim, ao se quebrar, ele se fragmenta em pequenos cacos pouco cortantes, diminuindo o risco de acidentes. Mas isso não significa que esse processo precise de menos cuidados com a segurança das pessoas envolvidas. Veja aqui as etapas desta atividade e como se manter longe de perigos: http://bit.ly/tempera-vidro (Pág.81)

Carregando o vidro sem perigo

manuseio_de_vidros_transporte

Mais uma tarefa rotineira em vidraçarias e processadoras também merece atenção. A locomoção de um material pesado, por exemplo, pode apresentar riscos de ferimentos por quebra acidental ou por manuseio e conservação do produto de forma inadequada. Confira na matéria se você está desempenhando essa tarefa de forma correta e segura: http://bit.ly/manuseio-com-seguranca (Pág.77)

Esperamos ter ajudado!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters