Vidroplano
Vidroplano


Dicas para instalar portas de vidro de grandes dimensões

07/08/2019 - 17h17

Vidraçarias pelo Brasil afora instalam portas de vidro de grandes dimensões, mas os profissionais devem ficar atentos: embora não haja muita diferença nas etapas desse trabalho em relação à instalação de portas de vidro de tamanho convencional, a medida e o peso da peça exigem cuidados e ferragens especiais. Por isso, vejas essas dicas!

ERROS NA INSTALAÇÃO DE PEÇAS GIGANTES

Quando o barato sai caro

Para começar, é preciso ter em mãos um projeto elaborado com todas as especificações, tipo de ferragem, espessura do vidro, entre outras informações. Assim, evitam-se:

  • Falta de atenção às características da alvenaria que receberá a peça — deve-se verificar se ela é capaz de suportar os pontos de fixação das ferragens para a instalação;
  • Especificação errada das ferragens — muitas vezes, usam-se produtos voltados para portas de dimensões convencionais;
  • Instaladores sem os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados — como óculos de segurança, luvas (que também garantem a aderência ao vidro), mangotes, botas com biqueira e, dependendo do caso, capacetes;
  • Falta de preparo dos instaladores — o que leva à realização de improvisos para corrigir os erros cometidos ao longo do processo.

 

PESO DA PORTA

porta-de-grandes-dimensoes

Como saber? 

O cálculo é feito a partir da equação:

Peso (em kg) = 2,5 x espessura (em mm) x área (altura x largura, em m²)

Vale lembrar que há fabricantes de ferragens que colocam em seus catálogos ou embalagens a informação sobre o peso, tamanho e espessura  que seus produtos suportam. Opte por empresas que passem essas informações!

Veja alguns exemplos de peso de vidros:

peso-de-portas-de-grandes-dimensoes

ATENÇÃO AOS DETALHES, VIDRACEIRO

Sem espaço para improvisos

vp_instalacao5

Como mencionamos anteriormente, conhecer todos os detalhes do vão em que a porta será colocada é fundamental. Garanta que suas medições estejam bastante precisas antes de especificar o vidro. Equipamentos como trenas a laser podem ajudar bastante nessa etapa.

Trabalho em equipe

vp_instalacao3

Caso a obra não permita o uso de talhas ou carrinhos, o vidro deve ser carregado por três ou quatro pessoas, na vertical (em pé), apoiado pelas bordas.

Segurança no trabalho

vp_instalacao7

Certifique-se que os trabalhadores envolvidos estejam usando os EPI’s adequados, como mencionado anteriormente.

A ferragem certa para a porta certa

vp_instalacao4

Quando for instalar uma porta de grandes dimensões, use apenas ferragens desenvolvidas especialmente para esse tipo de produto. Elas costumam trazer diferenciais como composição reforçada, dimensões maiores para ampliar sua área de contato com o vidro e mais parafusos para assegurar a fixação da porta.

Medição de nível a laser

vp_instalacao6

Vale lembrar que a tecnologia garante mais precisão para instalação de peças de maiores dimensões. Fica a dica!

Com dúvidas?

Aproveite e leia também Vidros de grandes dimensões: o tamanho certo para o projeto. A instalação vai além de uma porta? Então, acesse Vidros Jumbo: dicas para a instalação!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters