Vidroplano
Vidroplano


GPD 2019: abertura do principal congresso vidreiro do mundo

26/06/2019 - 16h55

De hoje, dia 26, até sexta-feira (28), na Finlândia, temos o mais importante congresso vidreiro do mundo, o Glass Performance Days (GPD). Mais uma vez, a Abravidro marca presença: a editora de O Vidroplano, Iara Bentes, está na cidade de Tampere para conferir as discussões e debates sobre a tecnologia de nosso setor.

Abertura

A edição 2019 ocorre na Tähtiareena, dentro do Tampere Exhibition and Sports Centre — o mesmo espaço que se tornou a casa do encontro em 2017. A Finlândia não sofre a onda de calor que atinge vários países europeus neste momento. O dia foi agradável, embora tenha esfriado e chovido no começo da noite. Mesmo assim, o pavilhão esteve quente: a abertura contou com uma apresentação de malabaristas, música e show de luzes, esquentando o clima para os discursos de Jorma Vitkala, chairman do GPD, e do presidente e CEO da Glaston (empresa organizadora) Arto Metsänen. Além disso, três palestras inauguraram a programação, fazendo parte da cerimônia de abertua (como já é de praxe no congresso).

fdgd

Esse é o último GPD de Vitkala como membro da organização. Ele agradeceu aos patrocinadores, parceiros e veículos de imprensa, incluindo O Vidroplano, que ajudaram o evento a se firmar como referência técnica mundial. “A tecnologia tem mudado rapidamente a realidade das pessoas e das empresas. Precisamos acompanhar isso e estar prontos para atender as necessidades dos nossos clientes e também dos clientes dos nossos clientes”, afirmou, deixando ainda um recado: “Na era das fake news, o GPD é fonte de informação confiável”.

Criou-se até mesmo um prêmio em sua homenagem, o Jorma Vitkala Award of Merit, destinado a pessoas com trabalho de relevância no desenvolvimento do vidro. O vencedor da 1ª edição é o engenheiro inglês James O’Callaghan, do escritório Eckersley O’Callaghan, responsável por diversas lojas envidraçadas da Apple espalhadas pelo planeta.

GPD2

Workshops

Ontem, antes do início oficial, o GPD já funcionava: eram os workshops práticos voltados para questões técnicas do processamento e instalação de vidros. A Glaston aproveitou o momento para apresentar o aplicativo gratuito Glaston Siru. Indicado para dispositivos móveis Android e iOS, ele faz a contagem dos fragmentos do vidro temperado, gerados após os testes de fragmentação.

GLASTON

Verde e amarelo

Outra tradição do evento é a área de publicações internacionais vidreiras, que reúne periódicos de diversas partes do mundo. O Vidroplano é a única revista brasileira a marcar presença no espaço!

ovidroplano

Cobertura em tempo real

Acompanhe nossas redes sociais para a cobertura em tempo real do GPD 2019 e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber boletins com todas as novidades do evento.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters