Vidroplano
Vidroplano


Indústria e construção impulsionam o crescimento do PIB no 2º tri

03/09/2024 - 12h28

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024, na comparação com os primeiros três meses do ano. O resultado, divulgado hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é superior ao esperado pelo mercado, que estimava incremento de 0,9%.

O maior destaque foi o setor industrial, com alta de 1,8% no período e que acumula, desde o segundo trimestre do ano passado, crescimento de 3,9%. O setor de serviços também chamou a atenção, com alta de 1%. A agropecuária, por sua vez, recuou 2,3%.

Com o fim do protagonismo da agropecuária, a indústria se destacou nesse trimestre, em
especial na eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e na construção”, avalia Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Construção e indústria de transformação
O segmento de construção, maior consumidor de vidros planos no Brasil, teve alta de 3,5% no período, com o aumento de seus insumos típicos e da ocupação da atividade.

A indústria de transformação, da qual as processadoras vidreiras fazem parte, registrou incremento de 1,8%. As empresas desse setor tiveram a segunda alta consecutiva, após terem recuado em todos os trimestres de 2023. Tal resultado decorreu das altas na indústria alimentícia, equipamentos de transporte, máquinas e aparelhos elétricos e móveis.

Qual o desempenho das processadoras vidreiras em agosto?
A Abravidro segue mensurando, todos os meses, por meio do Termômetro Abravidro, o desempenho de vendas faturadas (em m²) da cadeia de processamento. A pesquisa para a edição de agosto já pode ser respondida por todos os processadores do País. Para participar, é simples: basta entrar neste link e preencher o formulário com alguns dados – leva menos de 2 minutos! 

Crédito da imagem: AdobeStock.com/Degimages

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters