O que a norma diz sobre peso em envidraçamentos de sacadas?
08/06/2017 - 12h10
Nos últimos meses, as reportagens da série “O que a norma diz?” focaram-se nas determinações presentes na NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações. Não é sem motivo: ela é a principal norma para o setor vidreiro no Brasil, apontando os procedimentos corretos para o uso do nosso material nas mais variadas aplicações.
Apesar disso, a NBR 7199 não é a única norma que os profissionais vidreiros precisam conhecer. Longe disso! Outra norma bastante importante é a NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio. O texto, publicado em 2014, indica os padrões de qualidade para os sistemas de envidraçamento de sacadas e o desempenho exigido deles.
Um dos pontos fundamentais da NBR 16259 diz respeito ao peso do sistema. O projetista responsável pelo sistema precisa avaliar a carga capaz de ser suportada pela edificação onde o envidraçamento de sacadas será instalado — caso contrário, estará colocando seus usuários e qualquer pessoa que passe por baixo dele em perigo.
Acompanhe a seguir os cuidados indicados pela NBR 16259 nesse quesito:
- Todo projeto de envidraçamento de sacadas deve considerar o cálculo estrutural do prédio: nenhum projeto pode ser aprovado sem ele;
– Ao especificar o projeto, não deixe de considerar também a carga extra na área de recolhimento dos painéis quando o sistema está aberto;
– Para edifícios onde o sistema será instalado em múltiplos apartamentos, após fazer as avaliações com relação ao acréscimo do peso do sistema sobre a edificação, multiplique o resultado pelo número de unidades a serem instaladas em todo o prédio para saber a carga extra total que a estrutura terá que suportar;
- Embora não diga respeito ao vidro, não se esqueça das cargas adicionais que a sacada suportará depois de fechada, como móveis: nem todos os prédios foram projetados para suportar um aumento de peso dessa proporção.
Anotou tudo? Seguir as normas é fundamental para o trabalho com o vidro. Por isso, consulte sempre as reportagens da seção “O que a norma diz?”:
O que a norma diz sobre vidros em pisos, degraus, piscinas e aquários?
Proteção em foco: quais vidros usar para retardar ações de arrombamento?
Que tipo de vidro deve ser usado nos boxes de banheiro?
Envidraçamentos projetantes móveis: o que são e quais vidros usar?
Quais vidros usar em guarda-corpos? A norma mostra!
Qual vidro usar em portas, vitrinas e divisórias?
Vai instalar vidro em fachadas? Veja o que diz a norma!
Que vidros devem ser usados em coberturas e fachadas inclinadas?
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Norma de ferragens para temperados: últimos dias para participar da consulta nacional
- Abravidro anuncia primeira turma de PPCPE para 2025
- Ministério Público do MS revela nomes de empresas investigadas
- Sincomavi-SP organiza webinários sobre diversidade e retenção de talentos
- Inscreva-se com desconto no Congresso Brasileiro de Guarda-Corpo
- Inscrições para 7º Simbrie estão abertas