Vidroplano
Vidroplano


Panorama Abravidro 2020: estudo mostra desaquecimento do setor

24/06/2020 - 14h11

Está no ar a edição 2020 do Panorama Abravidro, o único estudo econômico e produtivo sobre o setor de vidros planos nacional. O documento foi elaborado pela Abravidro e GPM Consultoria Econômica, com base em informações fornecidas por processadores de todo o País.

Queda no faturamento e produção
Os dados apresentados pelo estudo revelam que nosso mercado teve pequena queda em índices como faturamento (-2,7%) e produção em m² (-2,8%).

“Após a recuperação no faturamento e no consumo de vidros processados em 2018, o ano passado não manteve o ritmo e vimos queda nos dois principais indicadores de desempenho do nosso setor. O resultado é especialmente frustrante quando lembramos das expectativas positivas que marcaram o início do ano em virtude do novo governo”, analisa José Domingos Seixas, presidente da Abravidro.

Mão de obra e produtividade
O estudo registrou crescimento de 2,7% no número de funcionários empregados pela indústria de transformação de vidros planos. Já são três anos seguidos de aumento das contratações no setor, o que é um sinal de confiança do empresariado.
Apesar do aumento no número de profissionais, a produtividade retrocedeu ao nível de seis anos atrás, reduzindo -5,4%. É um ponto sensível para a indústria, que deve perseguir números melhores.

Ociosidade
A novidade da edição 2020 do Panorama Abravidro é o indicador de ociosidade das empresas processadoras. O resultado mostra que 60% das empresas atuaram com mais de 20% de ociosidade em 2019.

“Com tantos resultados negativos e em meio aos impactos da pandemia de coronavírus, é inevitável a preocupação com o que nos espera neste ano. Até maio, período em que os dados para o estudo foram coletados, a expectativa do setor era positiva. A intenção de investimentos, por exemplo, registrava o melhor índice da série histórica, iniciada em 2016, com 89% dos respondentes dispostos a investir”, lembra Domingos.

Apesar do cenário adverso, o presidente da Abravidro recorda que resiliência é uma característica importante do mercado vidreiro. “Para atravessar a crise da ocasião, trabalho e foco serão essenciais. A Abravidro tem sido um apoio importante para as empresas do setor nos últimos 30 anos e agora não será diferente”, finaliza.
Para saber todas as informações analisadas pelo Panorama, leia o documento na íntegra aqui.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters