Sabe o que é e pra que serve o vidro aramado? Tire suas dúvidas!
15/04/2019 - 11h11
Temperado, laminado e aramado. Esses são três tipos de vidro considerados de segurança. Os dois primeiros são conhecidos pelo mercado e até pelos consumidores, mas muitos têm dúvidas sobre os aramados. Como ele é? Por que ele é considerado um vidro de segurança? Esclareça essas e outras dúvidas a seguir!
Primeiro, o que é um vidro de segurança?
Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, explica que a norma NM 293 — Terminologia de vidros planos e dos componentes acessórios à sua aplicação define esse produto como um “vidro plano cujo processo de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra”. A Abravidro, vale lembrar, sedia o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), responsável pela elaboração das normas técnicas do setor.
Como dissemos na abertura deste texto, são três os modelos de vidro que se encaixam nessa definição: o temperado, o laminado e o aramado. Esses vidros são obrigatórios, por norma, em várias aplicações.
Quais as propriedades do vidro aramado?
O aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Ela segura os estilhaços de vidro caso haja rompimento da placa, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra e deixando o vão indevassável até sua substituição.
Esse vidro também oferece privacidade e estética aos projetos, ampliando o conceito de iluminação e requinte.
Como ele é feito?
Ao contrário do temperado e do laminado, o aramado ganha suas propriedades ainda no processo de fabricação. Antes de a chapa tornar-se sólida, logo após sair do forno de fusão, ela recebe uma malha de aço no interior de sua massa. Por ser um tipo de vidro impresso, apresenta-se como uma solução interessante para a área de arquitetura e design de interiores.
Onde pode ser aplicado?
Pode ser usado, por exemplo, em guarda-corpos, fachadas, coberturas, fechamentos de claraboias, peitoris, tampos de balcões e como composição de móveis e divisórias.
Para saber mais
Os materiais da campanha #TamoJuntoVidraceiro apresentam variadas aplicações do vidro e indicam quais tipos do material devem ser aplicados neles por norma. Consulte-os sempre que possível: eles podem ser baixados gratuitamente em http://bit.ly/materiais-tamo-junto-vidraceiro
Foto em destaque: Saint-Gobain Glass
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Simvidro-MG prepara curso online para agosto
- Inscreva-se com desconto no Congresso Brasileiro de Guarda-Corpo
- Inscrições para 7º Simbrie estão abertas
- Estande da Abravidro terá várias atrações na Glass 2024
- Conheça as ações da Abravidro para os vidraceiros
- CBIC eleva projeção de crescimento da construção no ano para 2,3%