Tabela Que Vidro Usar

Vidro temperado: para estar dentro da norma, só com marcação!

Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Vidro temperado: para estar dentro da norma, só com marcação!

Já reparou em pequenas logomarcas presentes nos vidros do seu boxe de banheiro, porta ou outras aplicações? São elas que indicam a processadora que temperou as peças. Mas essas marcações não são uma mera publicidade da empresa: elas são um item fundamental para garantir a segurança desse tipo de vidro, conforme determina a NBR 14698 — Vidro temperado. Fique atento:

– A marcação de toda peça de vidro temperado com a identificação do fabricante de forma indelével (ou seja, sem se soltar do vidro) é obrigatória;

– É essa identificação que permite diferenciar um vidro temperado de um vidro comum. Dessa forma, é ela que indica se o material correto foi utilizado no caso de aplicações nas quais o vidro temperado é exigido;

– A norma não especifica o local exato para a marcação — dessa forma, ela pode ser colocada na borda da peça (ou seja, junto à sua espessura), caso seu cliente considere que a identificação da empresa na face do vidro prejudique seu aspecto estético.

Assim, sempre que encomendar um vidro temperado, nunca deixe de verificar a presença da marcação para ter certeza de que a peça é de segurança e procurar a processadora caso ela apresente falhas. E, para confirmar se seus vidros estão sempre dentro das normas, não deixe de reler as reportagens da seção “O que a norma diz?”:

Como é a instalação de prateleiras de vidro segundo as normas?

Trabalhos em altura, só de acordo com a norma!

Isolamento acústico: o que a norma diz?

Vidros resistentes ao fogo: o que as normas dizem sobre eles?

Que vidros usar em portas automáticas? A norma é clara!

Saiba o que as normas determinam para vidros blindados!

Continue a leitura após a publicidade