Dependendo do tipo de vidro que sua vidraçaria vai instalar em uma obra, há pontos específicos para os quais é preciso estar atento. Recentemente, você pôde ler aqui no Portal Abravidro algumas dicas para a instalação de vidros temperados; agora, é a vez de falar dos laminados. Confira!
– Ajustes, só em alguns casos!
O vidro laminado pode ser cortado para se ajustar à instalação. Mas, atenção: isso só pode ser feito se a peça não for temperada nem termoendurecida!
– Na moldura, ninguém mexe!
É possível cortar na própria obra as esquadrias de alumínio em que os laminados serão fixados. Mas faça isso somente com perfis avulsos: cortar esquadrias já montadas pelo fabricante em quadros fechados compromete tanto sua qualidade como sua capacidade de fixação da peça.
– Preservando a qualidade do vidro!
Para a instalação de laminados, nunca use silicones ácidos ou componentes que tenham solventes em sua composição. Esses materiais são corrosivos e podem atacar o PVB, danificando o vidro.
Quer mais conselhos para não tomar sustos na instalação de vidros? A reportagem da edição nº 435 de O Vidroplano tem várias! Boa leitura!