Vidroplano
Vidroplano

Rio de Janeiro ganha o Mar de Espelhos

02/08/2023 - 11h52

Cristo Redentor, Pão de Açúcar, praia de Copacabana, Parque Lage… A lista de atrações turísticas imperdíveis no Rio de Janeiro é enorme – e acaba de ganhar mais uma integrante obrigatória. A instalação Mar de Espelhos foi inaugurada em 15 de junho, como parte permanente do AquaRio, principal aquário da cidade. Fruto da parceria entre o Instituto do Vidro (projeto do Sincavidro-RJ para difundir as possibilidades de nosso material), Cebrace e Grupo Cataratas, o espaço é uma exposição interativa que usa os reflexos de espelhos, imagens e sons para envolver os visitantes num universo de sensações inspiradas na natureza.

Ficha técnica
Obra: Mar de Espelhos
Local: Rio de Janeiro
Realização: AquaRio e Instituto do Vidro
Arquitetura: Cité Arquitetura
Conclusão da obra: junho de 2023
Patrocinadora e fornecedores dos vidros e espelhos: Cebrace
Processadores: Saint Germain e Vidros Belém

Cheia de encantos mil
Segundo Antônio Skardanas, presidente do Sincavidro-RJ, a ideia para a obra surgiu na esteira do Ano Internacional do Vidro, em 2022, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o papel do material na vida humana. A princípio, ele e José Ricardo d’Araujo Martins, diretor do sindicato, cogitaram vários pontos turísticos para abrigar uma atração envidraçada – na relação estava até mesmo o icônico Pão de Açúcar. Após conversa com o Grupo Cataratas, concessionária de turismo sustentável e gestora de diversos parques pelo País, chegou-se à conclusão de que o AquaRio seria a casa perfeita para o conceito.

A região portuária da capital fluminense passou por grande revitalização para os Jogos Olímpicos de 2016, com a construção de áreas como o Porto Maravilha, o Museu do Amanhã e o próprio AquaRio, considerado o maior aquário marinho da América do Sul. O Mar de Espelhos chega para reforçar o papel da região como novo cartão de boas-vindas carioca. “O retorno midiático do projeto foi enorme”, comenta Skardanas. “Saiu em todas as mídias possíveis, foi capa do jornal O Globo, e sempre com um viés positivo, falando bem do vidro. Esse era o nosso objetivo.”

Como não poderia deixar de ser, a inspiração para o espaço veio da paisagem natural do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara. “O fim de tarde refletido sobre as marés, o reluzir das águas que escorrem nas encostas, os picos que recortam a bruma nas manhãs de inverno, o reflexo dos edifícios. Esses são pequenos detalhes que traduzem o mundo à nossa volta e inspiram o local em sua poesia”, descrevem Celso Rayol e Fernando Costa, sócios-fundadores do Cité Arquitetura, escritório responsável pelo projeto.

 

Caminhos de brilho
Confira os detalhes de cada cenário criado para a exposição:

  • Escarpas
    Baseado nos relevos e nas linhas que cortam o horizonte.
    Vidros instalados: espelho 5 mm, réguas de float incolor 10 mm (fixados com cola UV).

escarpas 

  • Clareira
    Representa um espaço aberto para a cidade.
    Vidros instalados: temperados 8 mm com impressão digital e guarda-corpos de laminados temperados 8 mm, fixados com perfis de alumínio.

 

Crédito: Dani Leite

Crédito: Dani Leite

 

  • Iara
    O nome faz referência à figura do folclore brasileiro que habita os rios da Amazônia. O espelho infinito traduz o movimento e os reflexos das águas.
    Vidros instalados: espelho 5 mm e vidro de controle solar Reflecta temperado 8 mm.

 

Crédito: Mateus Keiper

Crédito: Mateus Keiper

 

  • Meandros
    Inspirado na sinuosidade dos rios e dos caminhos que constituem a vida.
    Vidros instalados: espelho laminado, temperados 8 mm com impressão digital e guarda-corpos de laminados temperados 8 mm, fixados com perfis de alumínio.

 

Crédito: Dani Leite

Crédito: Dani Leite

 

  • Bruma
    O cenário desafia os visitantes a desvendar os mistérios do futuro ocultos pela neblina.
    Vidros instalados: temperados 8 mm com impressão digital.

 

Crédito: Dani Leite

Crédito: Dani Leite

 

  • Ressaca
    Espaço para imersão formado por vídeos mostrando ambientes aquáticos, fazendo alusão à vida no fundo do mar.
    Vidros instalados: espelho 5 mm e piso de laminado temperado 20 mm.

 

Crédito: 2BARCOS FILMES

Crédito: 2BARCOS FILMES

 

  • Marola
    Baseado na calmaria das águas depois de uma tempestade.
    Vidros instalados: espelho 5 mm, espelhos bisotados 5 mm e piso de laminados 14 mm feitos de peças de vidro de controle solar Reflecta temperadas.
Crédito: Ari Kaye

Crédito: Ari Kaye

 

Múltiplas reflexões
A instalação é composta por nove ambientes diferentes, cada um pensado para traduzir elementos da natureza, do folclore ou do vocabulário brasileiro em sentimentos como calma, desordem, paz e surpresa. “Em uma ordem de impacto e contrastes, cada espaço busca uma experiência de revelação ao descortinar diferentes emoções”, explicam os líderes do Cité Arquitetura. “A ideia é simular um mergulho no nascedouro de um rio até sua foz, e ao fim o público se encontrará com seu outro. Como dizem, ‘ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois as águas não são as mesmas, nem o indivíduo.’”

Esse conceito só poderia ser atingido em plenitude graças à utilização de nossos materiais. Foram aplicados ali mais de 1.300 m² de Espelhos Cebrace, processados pela Saint Germain e Vidros Belém, num total de 768 peças distribuídas em uma área de 650 m². “Propomos que nossa narrativa seja contada por meio dos reflexos, abordando o vidro e os espelhos como um veículo de interpretação do visitante, que se vê e é visto no mundo”, revelam Rayol e Costa. “Usamos também recursos de luz, imagem e som que reverberam ainda mais a história que buscamos contar.”

Como visitar?
Endereço: Praça Muhammad Ali, Gamboa (segundo andar do AquaRio, em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30; nos finais de semana e feriados, das 9h às 18h30
Ingressos: R$ 60 (ingresso avulso) ou R$ 150 (combo com visitação ao aquário)
Informações: (21) 3900-6670 ou contato@mardeespelhos.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 607 (julho de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Ari Kaye



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters