Vidroplano
Vidroplano

Vidro é destaque na nova sede da Cebrace

23/08/2022 - 14h12

Ao conceber sua nova sede, a Cebrace mirou naquilo que mais conhece: vidro. A obra, concluída no ano passado, recebeu recentemente a certificação Leed Silver para construções sustentáveis muito por conta do uso de nosso material. O espaço serve como enorme showroom dos produtos da empresa, revelando as diversas possibilidades de uso dos mais variados tipos de vidro.

Aposta no verde
Com área total de 1.300 m², o novo prédio erguido em Jacareí (SP) tem design assinado pela Atrium Construtora (que também executou a obra) e BCMF Arquitetura e Engenharia. Seu formato em “U” permite a entrada abundante de luz pelas fachadas totalmente envidraçadas: 75% da iluminação interna vem da luz natural. “Acreditamos ser uma obra de arte: aspectos e ferramentas aplicados durante a elaboração e construção são referências na construção civil hoje”, explica o diretor-comercial da Atrium, Frederico Pimenta.

A especificação correta dos vidros foi chave para se alcançar o desempenho térmico necessário, permitindo maior conforto por parte dos ocupantes – ainda mais por se tratar de uma região quente (a do Vale do Paraíba) do Estado de São Paulo. A fachada ganhou 357 chapas insuladas do vidro baixo-emissivo (low-e) Cool Lite SKN 154, boa parte delas curvas.

O material tem como função reduzir consideravelmente o aquecimento interno, diminuindo o uso de ar-condicionado, além de barrar os raios UV em quase 100%. Por ser insulado, ainda oferece maior performance acústica. Como consequência de todas essas características, têm-se menos gastos com energia elétrica (a estimativa para a redução do consumo anual é de mais de 20%) e menos emissão de dióxido de carbono.

Transparência sem fim
Uma grande claraboia está localizada bem no centro do edifício, fazendo com que a iluminação natural chegue a todo o espaço interno, não apenas às salas junto às fachadas. A integração com a natureza eleva o bem-estar das pessoas, principalmente em um ambiente de trabalho como esse. Na parte interna há ainda guarda-corpos e uma escada feitos de Extra Clear laminado, com outros vidros utilizados em revestimentos e móveis.

“O objetivo era que o prédio representasse fisicamente aquilo em que acreditamos: trabalhar diariamente para levar inovação, conforto, design e sustentabilidade à arquitetura brasileira”, afirma Lucas Malfetano, diretor-executivo da usina. “O resultado do projeto cumpriu todas as nossas expectativas, e a certificação Leed veio para consolidar nossos valores na prática”, comenta Manuel Corrêa, também diretor-executivo da Cebrace.

04 copiar

 

A busca pela certificação
A sede da Cebrace conquistou o selo Leed Silver na categoria BD+C (Building Design + Construction), voltada para novas construções e grandes reformas. E não é só o vidro o único material a atuar como elemento sustentável: diversos sistemas e soluções “verdes” fazem parte do projeto.

- Eficiência hídrica: o consumo de água potável local foi reduzido em 30%, graças a um sistema de aproveitamento da água da chuva para irrigação e uso em vasos sanitários e limitadores de vazão em equipamentos hidráulicos;

- Energia e atmosfera: além de precisar de pouca iluminação artificial, todas as lâmpadas instaladas são de LED, muito mais econômicas que as incandescentes ou fluorescentes. Há também geração de energia fotovoltaica, persianas que bloqueiam a radiação solar e até incentivo ao uso de carros elétricos, incluindo ponto de abastecimento para esse tipo de veículo;

- Outras soluções: destinação de resíduos da obra para a reciclagem, disponibilização de bicicletário e plano de educação ambiental.

Ficha técnica
- Obra: sede da Cebrace
- Autor do projeto: Atrium Construtora e BCMF Arquitetura e Engenharia
- Execução da obra: Atrium Construtora
- Local: Jacareí (SP)
- Processadoras dos vidros: Brazilglass (peças planas) e Unividros (peças curvas)

Este texto foi originalmente publicado na edição 596 (agosto de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Créditos das fotos: Fran Parente/Cebrace



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters