No último dia 30, o Sindicato das Indústrias de Vidros do Estado do Espírito Santo (Sindividros-ES) levou Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro, para ministrar a palestra Novidades da norma ABNT NBR 7199: O que mudou na principal norma de aplicação de vidros na construção civil? no auditório da sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), em Vitória.
ACESSE A NORMA ABNT NBR 7199 DE GRAÇA
A apresentação foi voltada principalmente aos membros do sindicato capixaba da indústria da construção, tendo como foco as principais mudanças no conteúdo da ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos, cuja versão atualizada foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em junho deste ano.
Após uma breve introdução feita por Gilney Calzavara Júnior, presidente do Sindividros-ES, Clélia iniciou sua palestra apresentando a Abravidro e explicando que a entidade sedia o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), responsável pela elaboração, revisão e atualização das normas técnicas relacionadas ao nosso material.

Em seguida, ela falou um pouco sobre o trabalho realizado pelo comitê na atualização da ABNT NBR 7199, apontando que ele foi precedido por uma ampla pesquisa para a base técnica do processo, incluindo a consulta a normas internacionais; Clélia também ressaltou que a revisão envolveu um debate amplo e produtivo entre os diversos elos da cadeia vidreira e da construção civil.
Segundo a analista de Normalização da Abravidro, o principal objetivo na atualização da norma foi o aprimoramento da segurança nas aplicações do nosso material na construção civil, por meio da ampliação do uso de vidros de segurança. Nesse sentido, Clélia explicou as principais alterações na ABNT NBR 7199 em relação aos tipos de vidro permitidos em aplicações como portas e áreas adjacentes, guarda-corpos, fachadas inclinadas, escadas, rampas e patamares. Outros pontos abordados na apresentação foram a inclusão de informações sobre o vidro termoendurecido no texto da norma, a atualização de termos – como no caso do vidro texturizado, antes conhecido como vidro impresso – e o fato de o vidro aramado não ser mais considerado um vidro de segurança.
Após a palestra, os participantes receberam exemplares da revista O Vidroplano e da tabela Que vidro usar? – esta última já foi atualizada com as mudanças da nova versão da ABNT NBR 7199 e pode ser baixada gratuitamente aqui.
Foto: Divulgação Sindividros-ES








