Entidades do vidro e esquadria publicam carta aberta sobre acidentes em vendavais

22 associações setoriais comentam importância da especificação seguindo as normas técnicas
Direto da Abravidroreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Entidades do vidro e esquadria publicam carta aberta sobre acidentes em vendavais

Ao lado de diversas entidades da cadeia de vidros e esquadrias, a Abravidro assinou uma carta aberta sobre acidentes ocorridos com vendavais – fatos que marcaram várias cidades do País nesta semana, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste. O documento alerta a respeito da importância de especificar corretamente os vidros de acordo com as normas técnicas da ABNT (acesse e imprima a versão gratuita da ABNT NBR 7199).

Leia abaixo o documento na íntegra:

Carta aberta das entidades da cadeia de vidros e esquadrias sobre os acidentes ocorridos com vendavais

As tempestades e ventos severos que atingiram as regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta semana resultaram em inúmeros relatos de danos à infraestrutura das cidades e às edificações. Esses episódios reforçam a necessidade de maior atenção à observância das Normas Técnicas que proporcionam a segurança das construções.

As Normas Técnicas da ABNT são elaboradas e revistas para que materiais e sistemas empregados em edificações ofereçam resistência, durabilidade e a segurança esperadas, considerando o clima e as particularidades de cada região. Quando não são seguidas, multiplicam-se os riscos de acidentes, prejuízos financeiros e, principalmente, a exposição das pessoas a situações de perigo.

São diversas as Normas técnicas em vigor¹ relacionadas aos produtos de vidros e esquadrias. Esses documentos representam as melhores práticas globais adequadas às características locais. Critérios técnicos como localização da obra, intensidade dos ventos na região, topografia, rugosidade do terreno e características da edificação são considerados para a especificação correta dos produtos e são base para construções seguras e confiáveis.

Continue a leitura após a publicidade

No caso de portas, janelas, fachadas, guarda-corpos, muros e coberturas que utilizam vidros e esquadrias, a correta especificação, qualidade da instalação e realização de manutenção periódica são os principais cuidados para que os sistemas desempenhem sua função ao longo do tempo. Neste processo arquitetos, engenheiros, serralheiros, caixilheiros, vidraceiros e outros profissionais têm papel fundamental como especificadores e instaladores no atendimento às normas técnicas e qualidade da execução dos serviços.

Os consumidores, proprietários, administradores ou síndicos também têm papel decisivo na segurança da edificação quando, ao adquirir produtos ou contratar serviços de manutenção, buscam empresas e profissionais qualificados, exigem nota fiscal e contrato que atestem a conformidade com as normas da ABNT e registros profissionais. São cuidados simples que fazem toda a diferença para a segurança dos usuários e na preservação do patrimônio.

Em situações de tempestades e ventos fortes, adote estas medidas para redução de riscos imediatos:

  • Mantenha portas e janelas externas trancadas durante tempestades e ao sair de casa;
  • Evite abrir portas de forma brusca durante rajadas, prevenindo quebras, desencaixes ou empenos;
  • Mantenha portas internas fechadas, especialmente em ambientes com ventilação fixa, como cozinhas e banheiros, reduzindo o efeito da ventilação cruzada;
  • Em situações extremas, abrigue-se em áreas mais seguras dos imóveis.

Seguir as Normas Técnicas e adotar medidas preventivas é uma responsabilidade compartilhada. Esse compromisso transforma nossas edificações em espaços mais seguros, duráveis e confortáveis, preservando vidas e patrimônio.

1 Principais normas técnicas aplicadas a fachadas de edificações: ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos, ABNT NBR 10821 – Esquadrias para edificações, ABNT NBR 6123 – Forças devidas ao vento nas edificações, ABNT NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio, ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho

Entidades participantes
Além da Abravidro, assinaram também suas entidades regionais (Abravid-DF, Adivipar-PR, Ascevi-SC, Avigo-GO, Avims-MS, Simvidro-MG, Sinbevidros-SP, Sincavidro-RJ, Sincomavi-SP, Sindividros-BA, Sindividros-ES, Sindividros-RS e Sincavesp-SP), a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) e associações de outros segmentos, incluindo: Associação Brasileira de Indústrias de Esquadrias (Abie); Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (Abraesp); Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias (Afeal); Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis, Componentes e Esquadrias de PVC (Aspec-PVC); Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp); Associação Brasileira de Persianas, Cortinas e Toldos (Abrape); e Sindicato da Indústria de Esquadrias e Construções Metálicas do Estado de São Paulo (Siescomet).

Publicidade