Homem morre ao cair de cobertura de vidro em SP. Caso será investigado

Norma ABNT NBR 7199 determina aplicação de vidros laminados ou insulados com laminados nesse tipo de aplicação
Por dentro das normasreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Homem morre ao cair de cobertura de vidro em SP. Caso será investigado

Um trabalhador de 48 anos morreu na segunda-feira (29) no edifício do Centro Empresarial do Aço, no bairro do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo. Ele instalava películas na cobertura envidraçada do prédio quando um dos vidros quebrou. O homem passou pelo vão aberto e chegou a ficar dependurado para o lado de dentro do prédio até que a corda de segurança arrebentou, fazendo-o cair de uma altura de 30 m.

De acordo com reportagem do G1, o caso foi registrado como morte acidental, no 35º Distrito Policial do Jabaquara, e será investigado por suspeita de descumprimento de normas de segurança no trabalho. Haverá também perícia para apurar responsabilidades. 

Vidro correto

Ainda não se sabe qual o vidro instalado na cobertura na qual o homem trabalhava. Mas vale frisar que, de acordo com a ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos, a principal norma técnica do setor vidreiro nacional, os vidros utilizados em coberturas, marquises, claraboias e outras aplicações não verticais deverão ser de um destes dois tipos:

Continue a leitura após a publicidade
  • Vidros laminados de segurança (classe 1)
  • Insulados, com o lado interno sendo laminado de segurança (classe 1) e o lado externo sendo temperado ou laminado de segurança

O laminado é importante nesse tipo de estrutura por ser formado por duas ou mais peças de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias (também chamadas de interlayers), que podem ser de PVB (polivinil butiral), EVA (Etil Vinil Acetato), resina ou até filmes estruturais. 

Em caso de quebra do vidro, os cacos dos laminados permanecem presos às camadas intermediárias, diminuindo o risco de ferimentos e acidentes, já que o vão permanece preenchido, impedindo a passagem de corpos ou objetos, até que seja feita a troca da peça

Episódios trágicos como esse trazem sempre um alerta: seguir as normas protege vidas e também traz segurança a quem especifica e instala os vidros. Recentemente, publicamos uma reportagem sobre responsabilidade em casos assim – clique aqui para ler.

Acesse gratuitamente a ABNT NBR 7199
Por meio de ação da Abravidro e NürnbergMesse Brasil, organizadora da feira Glass South America, qualquer interessado (seja profissional do vidro, especificador, estudante, consumidor final etc.) tem acesso gratuito e por tempo limitado à versão digital da ABNT NBR 7199. Clique aqui para saber como acessar e imprimir seu exemplar.

Confira a tabela Que vidro usar?
Outra iniciativa da Abravidro para facilitar o entendimento da norma é a tabela Que vidro usar?, ferramenta de simples entendimento para qualquer pessoa ou profissional que quer saber qual tipo de vidro pode ser usado em qualquer instalação. Clique aqui e faça o download da tabela.

Atenção: imagem de abertura ilustrativa. Crédito: Thierry Maffeis/AdobeStock.com

Publicidade