Vidroplano
Vidroplano

AGC e Grupo NSG estudam soluções contra Covid-19

22/04/2021 - 12h05

Fabricantes mundiais de vidros planos têm estudado e desenvolvido novos produtos para enfrentar o coronavírus. Uma iniciativa promissora nessa área vem da divisão europeia da AGC. De acordo com estudo divulgado no Coatings Journal (publicação científica voltada para a área de revestimentos e engenharia de superfícies), as partículas virais do Sars-CoV-2, que representam um risco de transmissão indireta da Covid-19, ficam ativas por tempo mais curto no vidro revestido Planibel Easy quando o material é previamente exposto à luz solar. O mesmo estudo aponta que o tempo necessário para tornar inativas 90% dessas partículas é 37,5% mais curto com esse produto do que com floats comuns ou acrílico, proporcionando grande redução no risco de transmissão do vírus pelo toque em superfícies contaminadas.

Já o Grupo NSG desenvolveu um novo revestimento antibacteriano e antiviral para vidros, com base em sua tecnologia exclusiva de sol-gel. O cobre contido no revestimento reage com água, oxigênio e outras substâncias no ar — e essa reação acaba por inativar bactérias e vírus, destruindo seus invólucros e decompondo seus lipídios, proteínas e materiais genéticos. As propriedades do produto funcionam mesmo em locais mais escuros, sem luz visível ou raios ultravioleta. Além disso, tem alta durabilidade e é quase tão transparente como um vidro não revestido. Espera-se que a solução seja colocada no mercado em 2022.

Foto: ©️AGC Glass Europe

Este texto foi originalmente publicado na edição 580 (abril de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters