Vidroplano
Vidroplano

AGC realiza evento para inauguração do Guará 2

16/12/2019 - 17h59

Após sete meses do acendimento do Guará 2, segundo forno da AGC no Brasil, na cidade de Guaratinguetá (SP), a empresa realizou um evento no dia 19 de novembro para marcar, de maneira oficial, o início das atividades da nova planta.

A cerimônia, que teve como tema Compromisso com o Brasil, otimismo com o futuro, foi bastante prestigiada pelo segmento, reunindo quatrocentos convidados, entre clientes de todo o País e da América Latina, executivos da multinacional no Brasil e América do Sul e autoridades. A Abravidro foi representada no evento pelo seu presidente, José Domingos Seixas, e por Iara Bentes, superintendente da associação e editora de O Vidroplano.

Números da nova fábrica foram apresentados, com destaque para o aumento de 140% que ela trouxe para a capacidade produtiva da AGC no País. Com isso, a empresa passa a ser a segunda maior fabricante de vidros planos no Brasil.

Despedida e boas-vindas
A inauguração do Guará 2 não foi o único destaque do evento: nele foi anunciado que Francesco Landi, diretor-geral da Divisão de Vidros para Construção Civil e Indústria para a América do Sul, voltará para a Europa, para assumir um cargo na matriz da AGC na Bélgica.

agc-guará2

Em seu lugar, a partir de janeiro, entrará o brasileiro Isidoro Lopes, profissional com 25 anos de experiência no setor vidreiro e que há quase três atua na AGC europeia.

Jean-François Heris, diretor-executivo sênior da AGC e presidente da divisão de Vidros para Construção & Indústrias, explicou que a multinacional trabalha com a premissa de que sua unidade em cada país deve ser gerida por um profissional desse mesmo país. Assim, após o período de adaptação no Brasil, a empresa considerou que era o momento de passar o comando para a equipe brasileira, a qual buscará tornar a AGC no Brasil o que ela é no mundo: líder em produção e tecnologia.

Novos produtos no mercado
A AGC também aproveitou o evento para apresentar produtos de alto valor agregado à disposição do mercado brasileiro:

Clearsight: vidro com revestimento antirreflexo que reduz a refletividade de sua superfície para menos de 1%;

Luxclear: possui uma camada anticorrosiva, com garantia de dez anos, sendo ideal para aplicações em que o vidro ficará em contato direto com a água, como boxes de banheiro;

Sunlux Shadow 60: novo vidro refletivo de controle solar da linha Sunlux Shadow, apresentada na Glass South America 2018.

O Sunlux Shadow 60 será produzido no Brasil e já está em fase final de validação para ser disponibilizado ao mercado em janeiro de 2020. O Clearsight e o Luxclear chegam ao mercado brasileiro pela AGC via importação; por enquanto, não há planos para produção no País.

Outras inovações da AGC disponíveis no exterior foram mostradas por Martin Jacqz, vice-presidente de Negócios de Diferenciação, da divisão de Vidros para Construção & Indústrias, como o Halio (capaz de mudar seu estado de transparente para translúcido, garantindo controle de luminosidade e privacidade); o Attoch (que proporciona controle solar, isolamento térmico e impede a condensação de vapor d’água em sua superfície); o WaveThru (que permite conexão 4G e 5G em todos os seus dispositivos por meio do envidraçamento); e o Fineo (insulado extrafino com grande poder de isolamento térmico).

Ao final do evento, a empresa disponibilizou transfers para que todos os convidados pudessem participar de uma visita guiada às suas novas instalações.

Dados do Guará 2
Início das obras: final de 2016
Tempo de construção: dois anos
Investimento: R$ 700 milhões
Capacidade de produção: 260 mil t de vidro plano por ano
Geração de empregos: cerca de 200 diretos e 500 indiretos
Faturamento estimado: R$ 400 milhões/ano

Este texto foi originalmente publicado na edição 564 (dezembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters