Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – janeiro 2020

27/01/2020 - 12h17

DADOS & FATOS

 

Satisfação com os investimentos
74% das grandes empresas fizeram investimentos em 2019. E o percentual de companhias satisfeitas por terem feito o aporte foi o maior desde 2010: 64% (contra 49% em 2017 e 47% em 2017). A informação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da pesquisa Investimentos na Indústria 2019-2020.

 

Cofre aberto
O mesmo estudo da CNI indica que o número de grandes empresas que pretendem investir em 2020 é o maior dos últimos seis anos: 84%. O principal objetivo dos planos de investimento é a melhoria do processo produtivo (36%), seguido por aumento da capacidade da linha produtiva (23%).

 

Indústria 4.0
Relatório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) diz que, desde 2017, houve queda de 30% para 23% no número de fábricas que promovem ações rumo ao desenvolvimento tecnológico. Além disso, apenas 3% dos empresários se sentem preparados para a quarta revolução industrial. Falta de recursos, não capacitação dos funcionários e ausência de conhecimento em relação ao custo-benefício são os obstáculos.

 

Boas perspectivas
Apesar da queda, de acordo com o relatório, para 2020 a expectativa é que haja crescimento de 1,7% nesse tipo de investimento. E mais: a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) aponta que a quarta revolução industrial deve movimentar 15 trilhões de dólares nos próximos 15 anos.

 

FIQUE POR DENTRO

Vidro em situações extremas
O começo do ano marcou a reinauguração da Estação Comandante Ferraz, base militar e científica do Brasil na Antártica — há oito anos, a instalação brasileira no local havia sido consumida por um incêndio. A construção da unidade chama atenção para um fato: a capacidade que o vidro tem de proporcionar conforto térmico em situações climáticas intensas.

 

No gelo
A temperatura da Ilha do Rei George, onde está a base, chega a -20 ºC no inverno. No verão, a máxima não costuma passar de 1 ºC. Para proteger os pesquisadores, a unidade foi projetada com vidros insulados triplos.

base-antartica

No deserto

O caso remete a outro extremo:a Casa do Deserto, desenvolvida pela Guardian no deserto de Gorafe, na Espanha — local com variação térmica diária de 30 ºC. Com paredes totalmente formadas com vidros de controle solar, a edificação tem conforto térmico e acústico garantidos pelo material.

vidro no deserto

 

RETROVISOR

Capa da edição de janeiro de 1989
A edição de janeiro de 1989 foi um marco para a história da revista O Vidroplano: após mais de um ano sem ser publicada, ela voltava a circular,ainda sob responsabilidade do Sincavidro-RJ — em setembro de 1991,o título seria cedido à Abravidro.

Em formato novo, do tipo “magazine”,a edição trazia informações técnicas sobre o vidro temperado e imprimia na capa o icônico título do editorial daquela edição: “Renasce O Vidroplano”.

Este texto foi originalmente publicado na edição 565 (janeiro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters