Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – maio 2021

01/06/2021 - 12h01

DADOS & FATOS

Queda do emprego na indústria é menor
O emprego industrial foi menos afetado pela crise da Covid-19. Dados da Pnad/IBGE analisados pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) mostram que o número total de ocupados na indústria de transformação caiu 8,9% no quarto trimestre de 2020 (contra o mesmo período de 2019). No restante do setor privado, a redução foi maior, de 11%.Conforme o Panorama Abravidro 2021, encartado nesta edição de O Vidroplano, a geração de empregos da indústria de transformação vidreira durante 2020 foi positiva: 5,2%, o melhor desempenho em contratações desde 2013.

Recuperação emperrada
Depois de crescer de forma quase vertiginosa — ou em “V”, no jargão dos economistas — na segunda parte de 2020, a produção industrial acumula duas quedas consecutivas: 0,7% em fevereiro e 2,4% em março. Somadas, as reduções anulam os ganhos anteriores e levam o setor de volta ao nível equivalente a fevereiro de 2020, anterior à Covid-19. A ver os dados de abril e maio, quando o número de casos da doença diminuiu e as medidas de restrições foram atenuadas.

Confiança
Ao menos a confiança dos empresários melhorou em abril. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE subiu 4,3 no mês, atingindo 89,8 pontos após seis quedas consecutivas. Em médias móveis trimestrais, o indicador manteve a tendência de queda, recuando 1 ponto. Na construção civil, no entanto, há desconfiança: de janeiro a março de 2021, o índice que mede a situação financeira das empresas do setor recuou 5,3 pontos em relação ao último trimestre de 2020, somando 41,9 pontos (abaixo da média histórica, de 44 pontos).

Mercados consumidores
Segundo a CBIC e CNI, o nível de atividade da construção encerrou o primeiro trimestre de 2021 em queda: acumulou 44,9 pontos em março, 6,5 a menos do que o observado em agosto de 2020, quando o setor começou a fortalecer o seu ritmo. Diante das adversidades, a previsão do PIB do setor neste ano foi revista, de 4% para 2,5%. Já a Anfavea, associação das montadoras automotivas, apresentou números positivos de produção no primeiro quadrimestre de 2021: foram produzidas 788.700 unidades, superando em 34,2% o resultado do primeiro quadrimestre de 2020.

 

FIQUE POR DENTRO

Prédio é montado como se fosse o brinquedo Lego
No município catarinense de Tubarão, em 20 dias a população viu um empreendimento de 8 andares tomar forma. O Edifício Level, como foi batizado, é considerado um dos primeiros feitos no estilo “off-site” no País, quando módulos são produzidos fora do local em que o prédio será erguido, recebendo instalações hidráulica, elétrica e de cerâmica, além dos vidros da fachada — o processo leva cerca de 80 dias. Depois, são enviados ao terreno da obra, onde são acoplados e recebem os acabamentos. Confira no QR code o vídeo da montagem da construção.

 

RETROVISOR

10 anos da AGC no Brasil
A edição de maio de 2011 de O Vidroplano trazia em sua capa a chamada Líder mundial no fornecimento de vidro anuncia construção de fábrica em São Paulo. Tratava-se da AGC, que hoje possui duas plantas em Guaratinguetá (SP) capazes de produzir, juntas, 1.450 t/dia de vidros. O evento teve a presença de altos executivos mundiais da empresa e do então governador paulista, Geraldo Alckmin. A empresa tem feito uma série de ações em suas redes sociais para celebrar o marco. Sob o slogan “Compromisso com o Brasil, otimismo com o futuro”, promete expandir investimentos em tecnologia e sustentabilidade em solo brasileiro.

Este texto foi originalmente publicado na edição 581 (maio de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters