Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – novembro 2023

30/11/2023 - 10h57

DADOS & FATOS

Mau momento
A indústria da transformação perdeu dinamismo em setembro – isso é o que indicam os Indicadores Industriais, estudo mensal da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O faturamento das empresas caiu 0,5% na comparação com agosto. As horas trabalhadas também tiveram queda (de 1%), assim como a utilização da capacidade instalada (redução de 0,3 ponto percentual).

Trajetória de baixa
O faturamento se destacou de forma negativa no terceiro trimestre: na comparação com setembro de 2022, o indicador teve queda de 1,4%. De boa notícia, somente a estabilidade dos empregos em setembro, que teve variação negativa de 0,1%.

Esperança na retomada em risco
A promessa de aquecimento da construção nos próximos anos pode contar com um grande empecilho, de acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo (Sintracon): faltam 30 mil postos para atender o mercado imobiliário. As construtoras também sofrem com a falta de mão de obra qualificada: enquete da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revela que sete em cada dez empresas têm dificuldade para contratar.

Trabalho pela qualificação
Segundo informações do Sinduscon-SP, o volume de obras este ano foi 10% menor do que em 2022. Mesmo assim, a dificuldade para encontrar profissionais experientes segue como problema – tanto que, em outubro, a CBIC fez uma reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com o intuito de criar projetos de parceria entre o poder público e a iniciativa privada para melhorar a qualificação desse segmento.

 

Thinapob/stock.adobe.com

Thinapob/stock.adobe.com

 

FIQUE POR DENTRO

Sustentabilidade que gera lucro
O Grupo AGC teve sucesso, pela primeira vez no Japão, em um teste de demonstração para reciclar cerca de 24 t de vidros aplicados em painéis solares descartados – o material foi convertido em cacos usados como matéria-prima na produção de novas chapas de vidro. O teste foi realizado de 19 a 22 de outubro no forno de vidro texturizado do centro técnico da usina, na cidade de Yokohama. A importância da reciclagem desse vidro é enorme: a vida útil dos painéis solares é estimada entre vinte e trinta anos – e a perspectiva é de que centenas de milhares de toneladas desses equipamentos sejam descartadas anualmente a partir do final da década de 2030, o que pode gerar um grave impacto ambiental.

 

RETROVISOR

Histórico
Em O Vidroplano de outubro de 1994, nossos leitores puderam ler a cobertura da Feira Internacional da Indústria da Construção, mostra voltada para o setor da construção civil realizada em agosto daquele ano. Um dos destaques do evento foi o Salão da Indústria do Vidro (SIV), promovido pela Abravidro, uma espécie de embrião do que viria a ser a Glass South America.

Este texto foi originalmente publicado na edição 611 (novembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters